A palavra “burnout” traduzida de maneira literal significa “esgotamento”, essa síndrome tem como característica principal o esgotamento físico e mental. E é desenvolvida especificamente no contexto trabalhista, especialmente as que lidam com pessoas e estão ao mesmo tempo sob algum tipo de pressão. Sendo que a maioria das atividades profissionais são exercidas em condições de insalubridade, como então prevenir esta síndrome?!
A primeira questão importante a esclarecer é que nem todas as pessoas nas mesmas condições irão desenvolve-la, pois questões subjetivas de como se lida com as adversidades e uma rotina saudável fora do trabalho são essenciais para a prevenção e também tratamento. Confira a seguir algumas coisas para colocar em prática:
- Rotina saudável (organizada, prazerosa, produtiva);
- Alimentação saudável;
- Exercício físico;
- Água;
- Luz solar;
- Repouso;
- Ar puro;
Para conhecer um pouco mais sobre a síndrome e ficar atento, alguns dos sintomas são: estresse, doenças frequentes do sistema imunológico, como gripes, enxaquecas, dores no corpo (sem causa aparente), entre outros.
Estes sintomas por si só não constituem um diagnóstico, visto que podem estar ligados à inúmeras outras causas, mas se avaliados em conjunto e dentro de um contexto específico o profissional habilitado poderá realizar um diagnóstico adequado.
Concluindo, a síndrome do esgotamento profissional é mais comum do que se imagina, porem bem pouco conhecida. Agora que você já sabe um pouco mais sobre ela, pode alertar seus amigos e familiares à preveni-la.
@thalitapsimaia
Thalita Maia CRP 03/17592
Psicóloga Clínica e Palestrante
Contato (85) 999040889