Compartilhe!

Ansiedade, o mal do momento

Leia mais

Compartilhe!

Segundo a Organização Mundial da Saúde a ansiedade já acometia mais de 280 milhões de pessoas antes da Pandemia, no momento esse número tem crescido assustadoramente impulsionado pela sensação de incerteza e insegurança que a atual situação proporciona, e esse fenômeno é coletivo.

Ao refletir sobre crises pessoais e coletivas, chegamos à conclusão de que antes não havia segurança plena, apenas a aparente segurança, ou seja, mesmo antes haviam situações pelas quais “perder o sono”. Aí você pode dizer: “nossa, mas que visão pessimista!”

Eu chamo de realista! E mantendo essa realidade em mente é que devemos buscar equilíbrio e, portanto, saúde mental. Parafraseando uma autora norte americana, nada temos que temer quanto ao futuro a menos que nada tenhamos vivido até hoje! Destaco que todas as técnicas para controle da ansiedade e afins são importantes e necessárias, porém mais válido ainda é evitar esse quadro.

A ansiedade é uma emoção básica importante, necessária e tem a função de nos fazer reagir diante dos desafios, sejam eles quais forem, seja fugir de um perigo ou nos preparar para falar em público. É ela a responsável por nos mover, entretanto quando há um adoecimento, geralmente por experiências traumáticas ou falta de habilidades emocionais, desenvolvem-se as patologias relacionadas como Transtorno de Ansiedade Generalizada, entre outros.

Concluindo, a ansiedade é necessária para lidarmos com as situações desafiadoras do cotidiano, mas como reagimos às situações pode nos fortalecer ou adoecer. Se a sua ansiedade está atrapalhando, nem que seja pouco, busque ajuda antes que o caso se agrave! Buscar ajuda não é sinal de fraqueza ou “loucura” e sim de sabedoria e amor próprio!

@thalitapsimaia

Thalita Maia     CRP 03/17592

Psicóloga Clínica e Palestrante

Contato (85) 999040889


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!