Compartilhe!

Experiências traumáticas coletivas

Leia mais

Compartilhe!

Inundações, secas, deslizamentos, incêndios e pandemias são exemplos de situações que colocam grupos grandes ou pequenos de pessoas em uma mesma experiência difícil, podendo ser traumática ou não, dependendo da gravidade, duração e consequências do evento.

Um determinado conjunto de circunstâncias é necessário para lidar da melhor maneira possível, chamados de recursos, podem ser internos ou externos e minimizam as consequências do evento traumático. Alguns exemplos são: resiliência, rede de apoio familiar, acesso à cuidados de saúde física e mental, apoio financeiro, entre outros.

É também importante destacar que programas de apoio mental coletivos para cada evento traumático, se fazem necessários e já provaram ser essenciais, pois geram diferentes circunstâncias de sofrimento.

A pandemia de Covid-19 já dura quase dois anos e já podemos ver seu impacto na saúde emocional de crianças, jovens, adultos e idosos, independente da situação financeira, status social, entre outros, e muitas outras consequências ainda não se podem prever, mas o fato é que a OMS já registra o aumento em 25% de casos de depressão e ansiedade, bem como exacerbou os casos preexistentes.

A população brasileira, apesar de notoriamente resiliente, infelizmente também tem o hábito de “humorizar” toda e qualquer situação. Esse comportamento torna situações graves em tabus; transformando o que deveria ser um entendimento e busca coletivos de saúde mental em uma crença de que tudo pode ser “curado” com uma boa comédia (romântica ou não).

Saúde é coisa séria, seja física ou mental!

@thalitapsimaia

Thalita Maia     CRP 03/17592

Psicóloga Clínica e Palestrante

Contato (85) 999040889


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!