Compartilhe!

Morre aos 93 anos de idade o Missionário Redentorista, Pe. Henrique Smólski

Leia mais

Compartilhe!

A comunidade redentorista, Vice- Província da Bahia, comunicou no inicio da tarde desta sexta-feira, 28, o falecimento do confrade PADRE HENRIQUE SMÓLSKI, Missionário Redentorista, ocorrido ás 12h30m de hoje, com 93 anos de idade, na residencia da comunidade do Santuário em Bom Jesus da Lapa.  Ele já se encontrava debilitado há diversos anos e estava sendo acompanhado , permanentemente, por quatro cuidadores. O óbito foi confirmado pelo SAMU( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e constatado a falência múltipla dos orgãos.

Breve Biografia: 

Pe. Henrique (Henryk) Smólski, filho de Josef Smolski e Stanislawa Koprowska, nasceu na Polônia no dia 17 de janeiro de 1930. Na adolescência sofreu os horrores da perseguição narzista, quase não tendo a possibilidade de fazer os estudos normais na escola.
No ano de 1950, ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor e, no dia 02 de agosto de 1951 fez sua profissão religiosa. Feitos os estudos de filosofia e teologia, recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 06 de abril de 1958. Em seguida, foi nomeado administrador da Paróquia de Nossa Senhora em Glogow, onde consegui reconstruir uma igreja que tinha sido transformada em ruinas durante a segunda guerra mundial.
Após alguns anos de trabalho na Polônia, pediu para ir para as missões na América Latina, na Vice-Província de Resistência, na Argentina, onde foi nomeado administrador da Paróquia de Dionísio de Cerqueira, na fronteira com o Brasil.
Em 1988, chegou para a Missão Redentorista da Bahia, trabalhando em Bom Jesus da Lapa. Mas, com a nomeação de Dom Ceslau Stanula, como bispo de Floresta-PE, ele foi como cooperador do novo bispo para lhe fazer companhia na casa e na diocese. Lá, foi nomeado administrador da Paróquia de São José, em Custódia-PE, que estava sem padre.
Depois de alguns anos de trabalho na Diocese de Floresta-PE, foi chamado de volta para a Bahia e passou a residir em Bom Jesus da Lapa, exercendo várias funções como colaborador da pastoral do Santuário e da Paróquia Bom Jesus; foi ecônomo do Santuário e da diocese; responsável pelo Abrigo dos Pobres e exerceu outras diversas atividades no Santuário e na Paróquia.
Nos últimos 10 anos, estava sofrendo de diversas comorbidades, em decorrência do alzheimer.
Aos confrades da Vice-Província lembro as recomendações dos nossos Estatutos e de nossa tradição Redentorista de rezar a Santa Missa e o Santo Rosário na intenção do nosso confrade falecido.
A missa de corpo presente será realizada amanhã (29/04), às 15h, no Santuário do Bom Jesus e em seguida o sepultamento no Cemitério de Santa Luzia, em Bom Jesus da Lapa-BA.
Em Cristo, Maria, José e Afonso.
Pe. Roque Silva Alves CSsR
Superior Vice-Provincial

Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!