Compartilhe!

EVANGELHO DO SÁBADO (18/12): O anjo anuncia Jesus como “Emanuel”, um Deus próximo de nós

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: “Deus está mais próximo de nós do que nós a nós mesmos” (Santo Agostinho).

ENTENDENDO

O evangelho de hoje apresenta a vinda de um anjo a Maria, para anunciar a sua gravidez pela ação do Espírito Santo. Por outro lado, José, pensa em abandoná-la secretamente, pois não havia tido contato carnal com ela. Três pontos ganham destaque neste evangelho. O primeiro sobre o comunicado direto do anjo a Maria, diante do contexto machista da época, em que as mulheres eram submissas e ainda mais em se tratando de uma pessoa anônima, sem qualquer destaque social. Deus já dá sinais do respeito às mulheres e aos pequenos. A segunda situação é sobre a postura de José. Sua atitude inicial mostra prudência do lado humano e ele é classificado no evangelho como “homem justo”. Por outro, José demonstra pouca sensibilidade para captar os sinais de Deus. O anjo não reage e mostra a paciência de Deus diante da fraqueza humana. A última situação destacada é quando o anjo define a criança Jesus com o nome de Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ou seja, é alguém que vem do Alto, mas que será gente como a gente, pisará em nosso chão, sentirá dores como nós, e se alegrará como qualquer mortal. Revela um Deus próximo da vida diária de seu povo (Mateus 1,18-24).

“DEUS ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE NÓS DO QUE NÓS A NÓS MESMOS” (Santo Agostinho)

“No momento que a Igreja eleva a Eucaristia ao povo, ela é Jesus querendo ficar perto de cada um de nós. Jesus não está distante, mas está ao nosso lado. O povo o acolhe com festa e com amor Aquele que deseja estar em seu meio” (Dom Cláudio Humes). Na Celebração Eucarística temos a certeza de que é Deus quem nos conduz e está sempre a nosso favor, Ele não nos abandona, está conosco. Deus não se afasta de nós. Somos nós que nos afastamos d’Ele pelo pecado, que causa mal-estar e distanciamento.

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!