Compartilhe!

EVANGELHO DA SEXTA (17/12): A origem humana de Jesus

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: É preciso conhecer nossas origens. Muito do que somos herdamos dos antepassados.

ENTENDENDO

O evangelho de hoje traz a genealogia de Jesus (sua origem humana. “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos…” “No total, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze”. Para os antigos a raiz hereditária dava garantia de credibilidade à pessoa. O conhecimento da origem assegurava a garantia de fazer parte de uma história, de um povo. Principalmente quando essa origem vinha de Abraão, homem escolhido por Deus para formar o povo de Israel e revelar a existência do Deus único. A bênção prometida por Deus fazia de Abraão o porta-voz do Criador para todas as nações. Portanto, fazer parte desse povo era um privilégio. Ainda mais tendo a garantia de que o enviado de Deus, o Messias (Jesus Cristo), nasceria dessa origem. Além dessa marca histórica, a genealogia de Jesus serve para dizer que Nele se resume toda a história passada, desde a criação. Ele dá sentido à criação. Em sua pessoa uma nova história do universo começa (Mateus 1,1-17).

É PRECISO CONHECER NOSSAS ORIGENS. MUITO DO QUE SOMOS HERDAMOS DOS ANTEPASSADOS

Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de uma pessoa ou família. A árvore genealógica mostra as conexões familiares trazendo nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento. O nome se dá pelo fato da semelhança ao ramificar das árvores. A própria natureza divina revela traços que trazemos de nossos ancestrais, tanto qualidades e tendências boas, como fraquezas, e até mesmo doenças herdadas. Aprofundando mais ainda, vamos perceber que não fomos nós, mas o próprio Deus que escolheu a família que deveríamos nascer. E, se a escolha foi feita por Ele, merece ser valorizada e amada. Uma pessoa sem memória e que não conhece a sua história corre o risco de cometer as mesmas falhas, e até perder a autoestima, por ignorar suas próprias origens.

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!