Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (04/12): “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Sentido do presépio e sua importância na preparação para o Natal.
*ENTENDENDO*
Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”. Quando João viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão. Estamos celebrando hoje, o segundo domingo do Advento. A liturgia traz João Batista preparando a chegada de Jesus, batizando e denunciando os fariseus e saduceus, dois grupos que rejeitavam e perseguiam Jesus. Durante toda a sua vida João Batista pregou aos homens e mulheres o arrependimento, preparando assim o caminho de Jesus Cristo que estava próximo de assumir seus três anos de missão e revelar Deus ao mundo. Suas palavras levavam o povo a rejeitar todas as injustiças e, sobretudo àquelas que tornava o povo escravo do poder do mundo. Foi corajoso, chamou as falsas autoridades de “raças de cobras venenosas”. Libertos desses “falsos profetas” Jesus anunciava a salvação como prêmio aos que assumissem essa postura e jeito de viver diferente (Mateus 3,1-12).
*SENTIDO DO PRESÉPIO E SUA IMPORTÂNCIA NA PREPARAÇÃO PARA O NATAL*
Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor, conhecida popularmente como “festa dos santos reis”. O termo vem do latim *“praesaepe”*, que significa estrebaria ou curral. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança. Foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco foi o de facilitar a compreensão do nascimento de Jesus para o povo. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta (noticias.cancaonova.com).
*Padre Rosivaldo*
*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta

Compartilhe!
Artigos anterioresLiberdade
Próximos artigosO Natal e o sentido da vida
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!