Compartilhe!

EVANGELHO DA TERÇA (16/11): Jesus se oferece para fazer refeição na casa de um homem de má reputação

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Não basta ter fé é preciso ter atitude.

ENTENDENDO

O Evangelho de hoje traz a história de Zaqueu, um homem desonesto na cobrança de impostos que, em determinado momento toma uma atitude e muda radicalmente o seu jeito de viver. Mesmo conhecendo a vida de Zaqueu e exposto a críticas, Jesus se oferece a fazer refeição na casa desse homem. Zaqueu aproveitou a oportunidade e deu passos desafiadores: O primeiro passo foi o desejo de ver Jesus. Ele estava decidido e nada o impedia de realizar esse sonho; segundo passo, a superação de suas dificuldades – o cargo alto que exercia na sociedade e sua baixa estatura. Mesmo tendo certo prestígio social, não se importou em perder a postura e subir numa árvore, sendo visto pela multidão; terceiro passo, aceitou ser amado por Jesus, sem desconfiança. Abrindo as portas do coração, Zaqueu desceu depressa da árvore para receber Jesus em sua casa, com alegria; quarto passo, a mudança radical de vida. Deixar pra trás a vida desonesta e cheia de artimanhas para ser um homem novo. Como prova dessa mudança devolveu o que tirou dos pobres com juros e correção. Desta forma, ele provou que realmente “a salvação entrou em sua casa”.

NÃO BASTA TER FÉ É PRECISO TER ATITUDE

Somos seres racionais dotados da capacidade de tomar decisões. E elas podem definir um “norte” em nossa vida e levar-nos a vitórias ou fracassos. O que faz mudar a vida de uma pessoa que crê em Deus é a “atitude”. Não adianta dizer que crê em Deus, porque até o diabo crê e nem por isso deixa de ser demônio. A fé da pessoa pode não estar surtindo efeito na mudança de comportamento dela, porque não é acompanhada de “atitude”. É impossível crescer na fé e não mudar de vida. A fé leva a pessoa a acreditar que Deus está com ela e que algo novo vai acontecer! A pessoa fica incomodada com as coisas erradas, sejam consigo mesma ou com os outros. É ai que surge o desejo de tomar uma posição diferente, tomar uma “atitude”. Claro que para isso ela necessita agir com prudência e sabedoria diante de cada situação. A oração ajuda a fazer o discernimento, perceber os sinais e clarear caminhos para as decisões que precisam ser tomadas.

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!