Compartilhe!

Gerente do Banco do Nordeste fala ao Radar sobre o impacto do coronavírus na economia

Leia mais

Compartilhe!

Em tempos de pandemia do coronavírus, todos os países tiveram suas rotinas drasticamente modificadas. Esse fato fez com que víssemos de perto o significado do termo pandemia: enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Infelizmente, a COVI19 é uma enfermidade letal e para que essa letalidade fosse amenizada muitas medidas restritivas tiveram que ser tomadas pelos governos.

A área da economia foi uma das mais afetada com a pandemia, um exemplo muito significativo é a dos bancos que tiveram sua rotina alterada. No entanto, o curioso caso do Banco do Nordeste, mais precisamente a agência de Bom Jesus da Lapa na Bahia, segundo o gerente da agência, Ronaldo Oliveira, numa percepção geral não houve grandes alterações. “Aqui na agência a pandemia não trouxe muitas modificações na rotina do Banco, nem no atendimento ao público e nem no ponto de vista dos negócios”, observa Oliveira.

O gerente ainda enfatiza que pouca alteração na rotina do banco provavelmente se deve pela agencia não atender aos programas emergências dos governos.

No entanto, para o gerente de negócios de micro e pequenas empresas. Tales Padre, “deu pra perceber que muitas empresas vieram renegociar dívidas e outros reclamando as dificuldades em honrar com seus compromissos”. Ele demonstra uma percepção um pouco diferenciada do gerente geral, isso provavelmente por estar diretamente mais próximo do cliente.

O gerente informa que apesar de não ter havido a corrida para o crédito na pandemia, houve uma crescente nos contratos da agencia de Lapa, isso por conta dos linhas de créditos especiais criadas pelo governo federal para atender também como medida emergencial, como foi o caso do PRONAMP (Programa Nacional de Apoio  ao Médio Produtor Rural) que tem como objetivo financiar o custeio das atividades agrícolas e pecuárias, bem como micro e pequenas empresas e o Fontes FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), uma linha de crédito específica do Banco do Nordeste, ação emergencial com melhores condições de pagamento. Ele ainda demonstra em números o montante de negócios no valor de R$ 8.000.000,00, atendendo 105 contratos em 4 municípios onde a agencia atua. O gerente de negócios reflete ainda, que das cidades atendidas, a sua percepção a que mais sofreu economicamente foi Bom Jesus da Lapa. “Com as medidas de restrição as pessoas dos municípios vizinhos optaram por comprar no comercio local, o que impulsionou a economia das cidades menores e prejudicou a Lapa”, reflete Tales.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!