Compartilhe!

Endividados têm até sexta-feira (31) para limpar nome pelo mutirão nacional

Leia mais

Compartilhe!

Nesta sexta-feira (31), termina o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que oferece aos endividados condições exclusivas para a quitação dos débitos, como alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, entre outros.

A ação prevê a renegociação de dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras — com exceção das que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).

Na página do mutirão, é possível encontrar todas as informações necessárias para a realização dos acordos, além de conteúdos educacionais exclusivos para balancear a vida financeira dos consumidores.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas”, afirma Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.

No portal do Mutirão Nacional, os consumidores têm acesso à lista de bancos e instituições financeiras participantes, vídeos informativos, tutoriais de como consultar os seus dados financeiros, como abrir pedidos de negociação, além de conteúdos para os brasileiros criarem uma relação mais saudável com suas finanças.

Como consultar minhas dívidas?

Os interessados podem consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome pelo Registrato, sistema do Banco Central que contém a lista de dívidas dos consumidores registradas nas instituições financeiras.

Já no portal Meu Bolso em Dia, os endividados podem utilizar planilhas gratuitas para descobrir o valor com que poderá contar para pagar as suas dívidas. O material já está pronto, com fórmulas de cálculos automatizadas, de maneira que os interessados devem apenas inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio-X das finanças.

Como renegociar?

A renegociação deve ser realizada diretamente com o banco ou instituição financeira, utilizando os canais oficiais disponíveis. O cliente deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas. Caso concorde com a proposta, peça para assinar o acordo. Se as opções ainda não forem ideais para a sua situação financeira, faça contrapropostas até chegar a uma resolução que atenda às suas necessidades.

Para pessoas em situação de superendividamento — situação configurada pela impossibilidade de pagar as dívidas sem comprometer o seu mínimo existencial — a orientação é procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor. Ainda é possível realizar a negociação pelo site Consumidor.gov.br, porém, é um recurso exclusivo para usuários de nível prata ou ouro.

FONTE: terra.com.br.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!