Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (02/10): “Senhor, aumenta a nossa fé”.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* A fé em Deus só está completa se acreditamos em nós mesmos.

*ENTENDENDO*

“Aumenta a nossa fé!” Este é um pedido humilde e confiante dos apóstolos ao perceberem suas fraquezas humanas na caminhada. A fé é seguir a pessoa de Jesus Cristo e transformar esse seguimento em testemunho na vida de cada dia. “A fé sem as obras é morta!” Sem o testemunho o cristão não comprova que está seguindo a Jesus. Os apóstolos sentiram de perto a necessidade de aumentar a fé após terem partido em missão e vivido as dificuldades. Perceberam que sem uma ligação íntima com Jesus Cristo não daria pra segurar os desafios, e acabariam desistindo. A resposta de Jesus ao pedido dos discípulos: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. Ao fazer tal afirmação Ele mostra que o grande segredo para o sucesso da nossa missão, seja a “missão” mais ligada à evangelização, ou missão como cumprimento da nossa história de vida está no “acreditar” na pessoa de Jesus Cristo. Um dos meios para aumentar a fé e sentir-se íntimo de Cristo é a oração. A oração fortalece a pessoa e não deixa que o “sucesso” da missão suba à cabeça, não permite que as vaidades dominem, além de dar estímulo nos momentos de desânimo (Lucas 17,5-10).

*A FÉ EM DEUS SÓ ESTÁ COMPLETA SE ACREDITAMOS EM NÓS MESMOS*

Deus age sempre quando nós tomamos a iniciativa. É como costuma afirmar o povo, que Deus diz: “faz por ti que te ajudarei”. Em cada iniciativa feita para o bem Deus complementa a nossa ação e a vida obedece à lógica ensinada por Jesus, na oração do Pai-nosso: “…seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. É preciso acreditar que Deus criou em nós um ser capaz. Duvidar de nós mesmos é desconfiar de Deus! É dizer-Lhe que nos criou fracos e incompetentes. Quantas pessoas vivem dependentes de outras porque não acreditam em si mesmas? Quantas vivem culpando os outros pelos insucessos, porque não acreditam que são capazes de dar a volta por cima? São pessoas frágeis que não descobriram o valor que têm, e que Deus está dentro delas. A parceria “eu e Deus”, “você e Deus” nos leva a pensar a vida com otimismo e esperança, ainda que tudo parece conspirar contra. Principalmente em situações desafiadoras: uma injustiça, uma traição, uma separação, uma morte inesperada, uma doença… É essa “fé parceira”, alimentada todo dia pela conversa sadia chamada “oração”, que nos convence a acreditar que “para Deus, nada é impossível!”

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!