Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (21/08): A visita solidária de Maria a Isabel

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* O Dogma da Assunção de Nossa Senhora.

*ENTENDENDO*

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente… e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. O evangelho destaca a visita de Maria a Isabel. É a mulher das mulheres, referência da criação feminina de Deus, partindo para um serviço simples, de dona de casa, sem criar dificuldades ou esboçar mania de grandeza. O texto diz que ela partiu “apressadamente”, ou seja, o amor tem pressa em amar servindo. O encontro das duas grávidas é confirmado como encontro divino pelos dois úteros que se sacodem, como confirmação do Espírito Santo. O pulo da criança foi de alegria: “a criança pulou de alegria em seu ventre”. Isabel termina dizendo que valeu à pena sua prima ter acreditado, pois teve como resultado o cumprimento das promessas de Deus, não apenas a ela, mas a todo seu povo. Maria responde, de forma bem consciente, recitando um hino de louvor. Diz que a sua “alma engradece o Senhor” e o seu “espírito se alegra em Deus” seu Salvador. E, consciente de sua missão diz que de agora em diante as gerações a “chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez para mim grandes coisas” (Lucas 1,39-56).

*O DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA*

“Dogma” vem da língua grega e é uma definição verdadeira sobre algo essencial para a fé. Não se trata de uma verdade inventada ou imaginada pela Igreja, mas revelada por Deus. O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950 e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Grande alegria foi sentida no mundo católico naquela data. Diz o documento da declaração do Papa: “Cristo, com Sua morte, venceu o pecado e a morte e sobre esta e sobre aquele alcançará também vitória pelos merecimentos de Cristo quem for regenerado sobrenaturalmente pelo batismo. Mas por lei natural Deus não quer conceder aos justos o completo efeito dessa vitória sobre a morte, senão quando chegar o fim dos tempos. Por isso, os corpos dos justos se dissolvem depois da morte, e somente no último dia tornarão a unir-se, cada um com sua própria alma gloriosa. Mas desta lei geral Deus quis livrar a Bem-Aventurada Virgem Maria. Ela, por um privilégio todo singular, venceu o pecado; por sua Imaculada Conceição, não estando por isso sujeita à lei natural de ficar na corrupção do sepulcro, não foi preciso que esperasse até o fim do mundo para obter a ressurreição do corpo”.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
Artigos anterioresA Importância da Oração
Próximos artigosComunicado!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!