Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (07/08): “Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração”.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Ser responsável e viver de acordo aos princípios recebidos.

*ENTENDENDO* 

O evangelho deste domingo traz frases de efeito, muito claras e fáceis para entender a mensagem passada pelo Mestre Jesus: *“Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe, ali o ladrão não chega, nem a traça corrói”; “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”; “se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa”. “na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.” “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa?”* Jesus conta três parábolas, para facilitar a compreensão de seus ouvintes. A primeira fala do patrão que, ao voltar do casamento, encontra seus empregados vigilantes. A segunda fala do ladrão que não avisa e aparece inesperadamente. A terceira cita um administrador fiel que está sempre pronto a prestar contas ao patrão. O foco do aconselhamento de Jesus é que os discípulos sejam simples, desapegados de bens materiais, e que estejam atentos à vida, pois, a cada momento somos surpreendidos, e é preciso estar preparados. Podemos também perceber nessas parábolas que Deus vem a nós, a cada momento, com sinais, e das mais diferentes maneiras. É necessário pedir, sempre, o discernimento do Espírito Santo em cada acontecimento que não temos explicação ( (Lucas 12,32-48).

*SER RESPONSÁVEL E VIVER DE ACORDO AOS PRINCÍPIOS RECEBIDOS*

Ser responsável é agir de acordo com seus princípios, assumindo as consequências dos próprios atos. Isso ocorre quando o indivíduo chega a um nível de maturidade capaz de identificar e compreender as diretrizes de sua vida, referente a idade que possui, de acordo com aquilo que já consegue discernir. A vida é feita de decisões! Somos nós que escolhemos aonde ir, como conduzir nossos caminhos, com quem queremos nos relacionar. Como encontrar a felicidade? Não existe uma receita certa para isso. É preciso viver em constante transformação. O caminho pode nem sempre ser o mais fácil. É preciso assumir risco, manter em mente que nada é imediato e que é importante usar o bom senso, em conformidade com os valores éticos e morais que aprendemos à medida que evoluímos, e contar com ajuda daqueles que confiamos. Dessa forma, mesmo quando falhamos, com responsabilidade, nós podemos prosperar e aprender com nossos próprios erros (síntese do artigo “viver com responsabilidade”, do escritor Rui Mesquita, site: cloudcoaching.com.br).

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!