Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (05/06): A vinda do Divino Espírito Santo.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Os efeitos do Divino na nossa vida diária.

*ENTENDENDO*

Celebramos neste domingo a solenidade de Pentecostes. É uma festa antiga, que já existia antes da chegada de Jesus, ligada à colheita. Hoje é a festa que celebra a vinda da terceira força de Deus, o Espírito Santo. O evangelho deste domingo, diz: “Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. “Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem não perdoardes, não lhes serão perdoados”. Dois grandes valores são trazidos pelo Espírito Santo e deixado como missão para a sua Igreja: a paz e o perdão dos pecados. Mostra que o pecado tira a paz e que o perdão deve ser dado por quem foi ofendido, e ao que ofende, sentir-se perdoado por Deus. Algumas imagens e símbolos ganham sentido na chegado do Espírito Santo: o vento, trovões, relâmpagos, línguas de fogo. O fogo é aquele que purifica e transforma qualquer matéria – representa a transformação do medo dos apóstolos em homens corajosos e anunciadores das maravilhas de Deus. O vento sinaliza o movimento que se opõe à passividade. Esses dois elementos são o combustível para a Igreja realizar a sua missão e pronunciar as maravilhas de Deus em todas as línguas e com linguagem adaptada ao nosso tempo (João 20,19-23).

*OS EFEITOS DO DIVINO NA NOSSA VIDA DIÁRIA*

Nós recebemos o Espírito Santo quando fomos batizados. A partir daí o Espírito passa a morar em nossos corações para sempre. Como ele age em nossa vida prática? *Arrancando o medo:* Os discípulos se escondiam com medo de serem mortos, assim como Jesus. O Espírito Santo chega, eles criam coragem e saem para a missão. *Distribuindo dons:* Fortaleza, Temor a Deus, Ciência, Sabedoria, Inteligência, Conselho e Piedade. Com os dons somos capacitados de construir a nossa vida, cada um com o seu talento. *Valorizando o diferente:* O Espírito desce como língua, representando a comunicação de todos os povos, línguas e culturas, sem distinção de pessoas, todos são importantes. *Revelando a verdade:* O Espírito capacita a entender e interpretar a Palavra que nos ensina a sermos verdadeiros e Jesus já havia falado: “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16,13). *Consolando:* “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14,16). *Santificando:* Estendendo as mãos sobre o pão e o vinho Jesus invocou o Espírito Santo e os transformou no seu próprio Corpo a ser alimento para todos nós. É o que chamamos de Eucaristia.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!