Compartilhe!

EVANGELHO DA SEXTA (31/12): E a Palavra se fez carne e habitou entre nós!

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A força e o poder da Palavra de Deus.

ENTENDENDO

“No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus”. “Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas”. “A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilhou na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la”. O evangelho de hoje (o mesmo do dia 25/12), traz uma ligação com o início da Bíblia, no livro do Genesis. A “Palavra” é repetida várias vezes e ganha destaque. Já no início da Bíblia a Palavra é tida como criadora e geradora de vida. Este sentido é confirmado no evangelho de hoje, ou seja, a Palavra como força criadora que a tudo dá vida. O evangelho afirma que a Palavra já estava desde o início. Essa Palavra é Jesus, como Sabedoria criadora de Deus, existindo desde o princípio junto do Pai. A Sabedoria é o sentido da vida presente em todas as coisas. O evangelho também fala que a Palavra trouxe a luz para clarear as trevas. A luz é o resplendor da vida revelando toda verdade. As trevas são as forças contrárias, agindo com violência e promovendo morte na sociedade, e que se opõem às verdades trazidas por Jesus (João 1,1-18).

A FORÇA E O PODER DA PALAVRA DE DEUS

A Palavra de Deus nos pede para olharmos com atenção no mais profundo do nosso coração para podermos discernir todos os “desvios” que nele habitam. Eles representam uma verdadeira armadilha, que muitas vezes nos impedem de sermos nós mesmos, e principalmente nos levam a não dar o espaço necessário a Deus para escutarmos o que Ele tem a nos dizer. Essa escuta cria aquela relação com Ele que envolve o coração e é capaz de dar um novo sentido à nossa existência. Não podemos ignorar que as tentações que destroem a liberdade e a dignidade dos filhos e filhas de Deus rondam continuamente a nossa vida de cristãos e, às vezes, acabam por endurecer o nosso coração em relação às coisas de Deus. Acabamos aceitando o rótulo de viver como cristãos sem cruz, ou “sem a presença de Cristo”. O Evangelho se oferece como uma fonte inspiradora de vida e de comunhão entre irmãos que professam a fé no Senhor e nos renova através da “Palavra” (Dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul).

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!