Compartilhe!

EVANGELHO DO SÁBADO (13/11): Jesus conta uma parábola para mostrar a necessidade de orar sempre

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A oração é um diálogo em que Deus responde de várias maneiras.

ENTENDENDO

A parábola de hoje apresenta um juiz insensível que não temia a Deus nem aos homens, sendo convencido a fazer justiça a uma viúva pela insistência da mulher. Jesus tem uma finalidade específica ao contar essa parábola: aconselhar os discípulos a perseverarem na oração. Ele acentua essa necessidade, principalmente por causa da perseguição em razão da fé, o perigo para não cair em tentação e não desanimar. A parábola mostra um juiz que “não temia a Deus, nem respeitava homem algum”, e procede de forma arbitrária não levando em consideração, nem Deus nem os homens. A parábola destaca também, a perseverança de uma viúva na vida de oração e o cuidado de Deus para com os seus filhos que são vítimas das “autoridades do mundo”. A vivência da fé passa e passará por provações e perseguições, por isso é preciso orar, sem jamais desanimar. Em qualquer situação Ele está conosco e, de maneira mais próxima quando somos orantes (Lucas 18,1-8).

A ORAÇÃO É UM DIÁLOGO EM QUE DEUS RESPONDE DE VÁRIAS MANEIRAS

A oração é dirigida a Deus, por Jesus e pela ação do Espírito Santo. Devemos reconhecer também, a força da intercessão da Virgem Maria e dos Santos que estão ao lado do Pai. A oração é um diálogo e, sendo diálogo, há interação. Eu falo e o Pai responde de maneiras diferentes: inspirações, acontecimentos, pessoas e sinais diversos. Uma coisa é certa, nenhuma oração fica sem a resposta de Deus, pois Ele está acompanhando seus filhos bem de perto e participa de sua história. Muitas são as formas de conversar com Deus. A mais utilizada é através da fala, com diferentes estilos: leitura de uma mensagem escrita, rezas formuladas, louvores, súplicas, rogos, preces, agradecimentos, expiação, bênção e um diálogo aberto e franco. Mas, diferente das palavras, existem outras maneiras de comunicação com Deus que também são oração: ouvir uma música que leve à interiorização, estar ligado em pensamento com as forças divinas, o olhar contemplativo, o toque, enfim, tudo que nos leva à sintonia com o sagrado. A oração não tem a função de alterar a vontade de Deus, mas obter para si e para os outros graças e bênçãos. Deus sabe o que necessitamos, mas espera nossa humilde iniciativa, expressando o grau de confiança que depositamos n’Ele.

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!