Compartilhe!

EVANGELHO DA QUINTA (07/10): O anuncio do anjo a Maria da chegada do Salvador

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Origem da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

ENTENDENDO

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo’”. “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus”. O evangelho de hoje traz o anuncio do anjo a Maria de que ela dará à luz a Jesus. A Anunciação representa para Maria uma subida nos degraus da contemplação dos mistérios de Deus, uma aproximação, guiada pela luz da promessa divina, ao projeto que Deus quer realizar. Essa contemplação sustenta a obediência consciente. A Virgem Maria não permanece imóvel, atua em si mesma de acordo com a Palavra recebida, meditada e rezada; atua na comunidade, nascida do amor de Jesus e da fé em Cristo ressuscitado; e tudo com assiduidade e em concórdia com os outros discípulos (Lucas 1,26-38).

ORIGEM DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando os cristãos saíram vitoriosos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate. A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus. A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação dos Salmos, por não saber o latim, completavam suas práticas de piedade com a recitação do Pai-Nosso e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

        Padre Rosivaldo

       Facebook: Rosivaldo Motta CSsR

 

 

 

 

 

 


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!