Compartilhe!

Sinfônica da Bahia está de volta com “Academia Virtual da OSBA” trazendo ações afirmativas no processo seletivo

Leia mais

Compartilhe!

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza, dentro das suas atividades de extensão, a “Academia Virtual da OSBA”, projeto de aulas de ensino à distância ministradas por integrantes da Orquestra destinadas a musicistas e músicos em formação que queiram se aperfeiçoar na prática de instrumentos orquestrais. Serão oferecidas 75 vagas para 14 modalidades de instrumento, a saber: violino (15), viola (11), violoncelo (6), contrabaixo (4), flauta (3), oboé (7), clarinete (4), saxofone (2) fagote (4), trompa (3),trompete (6), trombone (4), tuba (3) e percussão (4).

As inscrições estão sendo realizadas desde 20 de agosto e podem ser feitas até 12 de setembro de 2021 exclusivamente online através do link: https://bit.ly/AcademiaDaOSBA2021. O processo seletivo ocorrerá através do exame de um vídeo musical enviado pelo candidato. A valorização da diversidade étnica, social e de gênero é uma premissa do edital de seleção que destinará 40% das vagas à promoção da inclusão. Informações detalhadas, além das condições para a inscrição podem ser lidas no edital, neste link: www.amigostca.org.br/blog.

As Academias de Orquestra consistem em um espaço criado por grupos sinfônicos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de jovens talentos da música, aproximando o estudante de música à vivência orquestral. No momento atual, em que o mundo ainda enfrenta uma grave pandemia, a OSBA viu na criação de sua Academia Virtual uma oportunidade de oferecer à sociedade um espaço pedagógico em que é possível compartilhar conhecimento de maneira remota através de encontros online. O projeto, que assim que possível tem intenção de realizar uma edição presencial, permite que a instituição se fortaleça enquanto um vetor de troca de saberes com a sociedade, consolidando um leque de atividades de extensão que a Orquestra já oferece.

As aulas estão previstas para ocorrerem entre 04 de outubro e 10 de dezembro de 2021, com um encontro semanal de 1h, totalizando uma carga horária de 10h, de maneira totalmente online, em plataforma a ser divulgada por e-mail, com o resultado. Como atividade de conclusão de curso, os alunos deverão gravar um vídeo-concerto que será veiculado nas redes sociais da OSBA em data a ser definida.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO – Este edital da segunda edição da Academia Virtual da OSBA foi construído por um grupo multidisciplinar dentro da ATCA/OSBA, refletindo sobre como temas como diversidade e representatividade podem se integrar ao nosso cotidiano organizacional e contou com a colaboração preciosa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), representada pela diretora geral Renata Dias, por sua assessoria de gabinete e por coordenadoras de linguagens artísticas da Diretoria de Artes da FUNCEB. Um processo seletivo mais inclusivo tem como objetivo fortalecer o papel da arte no fomento dos valores humanísticos e construir um ambiente musical plural e representativo, conectando a Sinfônica da Bahia à sociedade da qual faz parte.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Fonte e Foto: Secretaria de Cultura da Bahia – cultura.ba.gov


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!