Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (07/11): No “Sermão da Montanha” Jesus responde à pergunta: “Quem são os santos?”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A lei do Espírito Santo nos faz livres (Papa Francisco).

ENTENDENDO

SANTOS são os pobres em espírito, cujos corações estão centrados em Deus e que rejeitam toda espécie de idolatria. SANTOS são os mansos, que não respondem com violência a violência, herdando assim um bem que os violentos não alcançam. SANTOS são os aflitos, que impotentes diante de situações dramáticas não pretendem ter solução para tudo. SANTOS são os famintos e sedentos de justiça, que não pactuam com a maldade, nem se deixam levar pela lógica da dominação. SANTOS são os misericordiosos, cujo destino consistirá em viver a comunhão definitiva com o Deus-misericórdia. SANTOS são os puros de coração, que não agem com segundas intenções e nem falsidade, mas sim, com transparência. SANTOS são os promotores da paz, que procuram criar laços de amizade e banir toda espécie de ódio, a fim de que o mundo seja mais fraterno. SANTOS são os perseguidos por causa da justiça, que lutam para fazer valer o projeto de Deus para a humanidade (Mateus 5,1-12).

A LEI DO ESPÍRITO SANTO NOS FAZ LIVRES

As Bem-aventuranças proclamadas por Jesus no alto da montanha só podem ser compreendidas com o coração aberto, e não com a inteligência humana. Elas são os novos mandamentos. Mas se não tivermos o coração aberto ao Espírito Santo, parecerão bobagens. Pois ser pobre, manso, misericordioso parece não levar ao sucesso no mundo de hoje. E esta é a lei dos livres na liberdade do Espírito Santo. Uma pessoa pode regular sua vida com base nos mandamentos ou procedimentos, mas isso não nos traz a salvação. Para entender “esses novos mandamentos”, necessitamos da liberdade que nasce do Espírito Santo, que nos salva, que nos consola e dá a vida. Peçamos ao Senhor a graça de segui-Lo, mas com esta liberdade. Porque se quisermos segui-Lo somente com a nossa liberdade humana, no final nos tornaremos hipócritas. Peçamos a graça de abrir o nosso coração à consolação do Espírito Santo, para que esta consolação, que é salvação, nos faça entender bem esses mandamentos. Assim seja (Papa Francisco).

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!