Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (16/10): A viúva que venceu um juiz tirano pela força da oração.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* A oração é um diálogo e Deus responde até nos imprevistos e frustrações.

*ENTENDENDO*

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’. Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: …‘esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!’”. E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?… Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa”. Jesus tem uma finalidade específica ao contar essa parábola: aconselhar os discípulos a perseverarem na oração. Ele acentua essa necessidade, por causa da perseguição em razão da fé, o perigo para não cair em tentação e não cair no desânimo nas dificuldades. A parábola mostra um juiz que “não temia a Deus, nem respeitava homem algum”, e procede de forma arbitrária com seu semelhante. A parábola destaca também, a perseverança de uma viúva na vida de oração e o cuidado de Deus para com os seus filhos que são vítimas das “autoridades do mundo”. Na vida de cada dia passaremos por provações e perseguições. Em qualquer situação Ele está conosco e, de maneira mais próxima, quando somos orantes (Lucas 18,1-8).

*A ORAÇÃO É UM DIÁLOGO E DEUS RESPONDE ATÉ NOS IMPREVISTOS E FRUSTRAÇÕES*

A oração é dirigida a Deus, por Jesus e pela ação do Espírito Santo. Devemos reconhecer também, a força da intercessão da Virgem Maria e dos Santos que estão ao lado do Pai. A oração é um diálogo e, sendo diálogo, há interação. Eu falo e o Pai responde de maneiras diferentes: inspirações, acontecimentos, pessoas e sinais diversos. Uma coisa é certa, nenhuma oração fica sem a resposta de Deus, pois Ele está acompanhando seus filhos bem de perto e participa de sua história. Muitas são as formas de conversar com Deus. A mais utilizada é através da fala, com diferentes estilos: leitura de uma mensagem escrita, rezas formuladas, louvores, súplicas, rogos, preces, agradecimentos, expiação, bênção e um diálogo aberto e franco. Mas, diferente das palavras, existem outras maneiras de comunicação com Deus que também são oração: ouvir uma música que leve à interiorização, estar ligado em pensamento com as forças divinas, o olhar contemplativo, o toque, enfim, tudo que nos leva à sintonia com o sagrado. A resposta de Deus vem por sinais, pessoas, acontecimentos e até imprevistos e frustrações. É como diz uma afirmação na Carta aos Romanos 8,28: “TUDO contribui para o bem dos que amam a Deus”. E o povo em sua simplicidade responde: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Deus sabe o que necessitamos, mas espera nossa humilde iniciativa, expressando o grau de confiança que depositamos n’Ele.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!