Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (04/09): “Quem não carrega sua cruz… não pode ser meu discípulo”.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Não é fácil seguir a Jesus, nem mesmo nossos pais estão acima de seus compromissos.

*ENTENDENDO*

Jesus dirigindo-se à multidão disse: “Se alguém vem a mim, mas não desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e filhos…, não pode ser meu discípulo”; “quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo”. As orientações que Jesus passava para os discípulos eram marcadas por palavras fortes, pois a condição para o seguimento de sua missão exigia isso. Ele sabia com quem estava lidando, sabia que haveria brigas internas, perseguições dos judeus e da política do Império Romano. E quem O seguisse deveria estar consciente das dificuldades. É interessante perceber que o chamado é pessoal: “Se alguém vem a mim…” Não são os pais que prometem pelos filhos, mas é a própria pessoa que deve estar livre para tomar a decisão de segui-Lo. O chamado é exigente! Até mesmo a família não deve ser colocada em primeiro lugar, quando há uma necessidade na missão. Jesus mostra que é necessário ser perseverante e saber o que quer. Cita duas parábolas para mostrar o fracasso daqueles que não se entregam totalmente ao projeto que se propôs. Afirma que o que começa e não assume o compromisso da missão é semelhante a quem inicia a construção de uma torre e não termina, ou a um rei que parte pra guerra sem planejar bem o confronto. O resultado é o fracasso (Lucas 14,25-33).

*NÃO É FÁCIL SEGUIR A JESUS, NEM MESMO NOSSOS PAIS ESTÃO ACIMA DE SEUS COMPROMISSOS*

Jesus nos leva a assumir compromissos. E deu seu exemplo, não ficou parado no Santuário de Jerusalém ou em sua terra natal, andava, defrontava-se com a realidade e encarava os desafios de frente. Em momento algum foi omisso, escondendo-se ou fugindo de situações desafiadoras. Ensinou-nos que em seu seguimento é preciso tomar posição, tomar iniciativas tendo o amor como referência. Nisto consiste a radicalidade: assumir e levar a sério o compromisso com a vida e a missão. Sua radicalidade é no sentido de levar a sério e dar prioridade ao que é de Deus. Neste sentido, até as pessoas mais queridas (nossos pais), não devem ser um obstáculo quando existe um compromisso que envolve o serviço divino.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!