Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO* (14/08): “Eu vim lançar fogo sobre a Terra”

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Precisamos incendiar o mundo com o fogo de Deus.

*ENTENDENDO*

“Eu vim lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”; “vim trazer divisão”; “numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três”; “pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe”. O Evangelho de hoje, em princípio, parece-nos assustador. Temos a ligeira impressão que Jesus quer promover a violência ao dizer que veio lançar fogo sobre a terra, e dividir as famílias. Calma! Trata-se de uma linguagem simbólica. O fogo simboliza o Espírito Santo. Para entender melhor, vejamos a passagem em que João Batista afirma: “Eu vos batizo com água, mas depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu… Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo” (3,16). Fogo é a explicação da ação do Espírito Santo: purificação e julgamento. Jesus não promove guerra e nem discórdia nas famílias. Só que a família não está acima dos valores de Deus. Nenhum laço afetivo familiar, por profundo que seja, pode ser obstáculo para seguir os valores de Jesus Cristo. Muitas famílias se dividem porque fazem opções diferentes. Alguns membros optam pelos valores de Deus, outros se desviam com as propostas do mundo. É aí que a divisão anunciada por Jesus acontece (Lucas 12,49-53).

*PRECISAMOS INCENDIAR O MUNDO COM O FOGO DE DEUS*

O cristão precisa ser incendiado pelo fogo que vem do alto, pelo fogo de Deus – o Espírito Santo. O fogo de Deus queima por dentro e por fora, queima os nossos pecados; queima aqueles desejos que, muitas vezes, estão dentro de nós e não pertencem a Ele. E, ao mesmo tempo, incendeia a nossa alma e o nosso coração para que tenhamos um gosto novo pelas coisas de Deus, um gosto pela Sua Palavra, um gosto pela Eucaristia, gosto de fazer o bem ao próximo. Como nós precisamos desse fogo do alto! Precisamos incendiar – com o amor de Deus – nossa casa, nossa família, nosso trabalho, nossas escolas, o mundo e a sociedade em que vivemos. Infelizmente, existem muitos cristãos apagados, existem muitos cristãos que têm uma “chaminha” que precisa estar acesa, mas está praticamente apagada, quase não sai nem fumaça. Como precisamos ser incendiados no dia de hoje por este fogo do coração de Deus, para estarmos consumidos pela caridade, pelo desejo de fazer o bem ao próximo, de ajudar o irmão, de sermos generosos! (Pe. Róger Araújo).

*Padre Rosivaldo*
*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!