Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (17/07): A lição deixada por Jesus ao visitar as irmãs, Maria e Marta.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Por que tanta ansiedade? Não seja ansioso!

*ENTENDENDO* 

Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” Jesus respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. Marta recebe Jesus em sua casa e se agita com o serviço da casa. Marta representa os fiéis observantes da Lei. Sua preocupação maior é o “fazer”. Maria, sua irmã, senta-se aos pés de Jesus e ouve a sua palavra, fica concentrada nos conselhos do Mestre. Marta, discretamente, não concorda com Jesus por não envolver Maria no trabalho e quer tirar a sua irmã da conversa com Jesus. Esse é o instinto de posse de quem vive para cumprir leis e regras, e não enxergam os sinais de Deus agindo no espontâneo da vida. Jesus responde de forma clara e direta a Marta, é sincero, não faz rodeios, em outras palavras, dá um puxão de orelha. E a chama a atenção porque ela coloca as coisas em primeiro plano, o que é secundário. A leitura e escuta da Palavra de Deus é prioridade, orienta a vida, defende os valores e nos leva a ser homens e mulheres do bem (Mateus 10,38-42).

*POR QUE TANTA ANSIEDADE? NÃO SEJA ANSIOSO!*

O problema maior está no medo. Quase todos os nossos problemas ou limitações como seres humanos são baseados no medo. O fato de não se saber o que acontecerá no futuro gera estresse e preocupação e, por consequência, a ansiedade. Todos querem ter uma vida plena de paz e alegria e esperamos que isso aconteça imediatamente. Logo, tentamos ter controle sobre todas as situações do nosso dia-a-dia. Acreditamos saber quais são os melhores caminhos e os melhores momentos pra se desfrutar dessa plenitude. Quando estamos plenamente em Deus, mesmo ainda que tenhamos o lado humano que trava, o medo é derrubado. No amor d’Ele não há medo sobre o que há de acontecer, pois confiamos em sua fidelidade para conosco. Diante disso, a primeira coisa a se fazer é reconhecer as nossas limitações como seres humanos em entender algo sobre a vida. O caminho mais correto é confiar nossas perguntas ao Criador. Deus é soberano sobre todas as coisas. O problema é que pela fraqueza natural da nossa carne sempre pensamos que somos capazes de fazer algo pela nossa força. Não reconhecemos a beleza das obras e do tempo de Deus e o poder que Ele tem de fazer tudo à forma que lhe é agradável. Visto que todos estamos debaixo de um mesmo propósito, que é o de glorificar a Ele e desfrutar de sua paz e alegria pela eternidade (adaptação de artigo de Marcelo Brandão “Respeite o tempo de Deus”).

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!