Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (03/07): “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* O Papa Francisco é o de número 266 na sucessão de Pedro.

*ENTENDENDO* 

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?”. Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Estava chegando o momento da partida, o cerco se fechava contra Jesus e Ele percebeu que tudo caminhava para o encerramento de sua missão na terra. Era hora de “arrumar a casa”, delegar poderes, oficializar um grupo que viria a ser a sua Igreja. Surpreendentemente, Pedro é escolhido para continuar a sua função de comandar o grupo. Pedro, logo Pedro que cometeu tantos deslizes? É Deus, mais uma vez, surpreendendo a humanidade. O homem Pedro, cheio de altos e baixos precisava ser testado e levado a ter consciência da responsabilidade que iria assumir, de forma a prevenir futuros desvios. Testado o lado humano de Pedro, e vendo Jesus que ele tinha amadurecido, restava a aprovação do Pai. E Jesus teve essa aprovação, quando perguntou quem ele era: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus alertou a Pedro que a resposta não dele, mas do seu “Pai que está no céu”. A partir desse momento, em que Jesus sentiu a escolha do seu Pai à pessoa de Pedro, confirmou nele a criação da Igreja que hoje nós pertencemos: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ( Mateus 16,13-19).

*O PAPA FRANCISCO É O DE NÚMERO 266 NA SUCESSÃO DE PEDRO*

Neste domingo, 03/07/2022, a Igreja celebra os apóstolos São Pedro e São Paulo. Depois de Jesus e Maria, Pedro e Paulo foram as duas grandes pilastras na existência da Igreja. Pedro, analfabeto, e Paulo, intelectual e escritor. Com isso, Deus está mostrando que todos são importantes e podem dar a sua contribuição no Reino de Deus aqui na terra. Associada a esta festa, os Católicos são convidados a rezar e a se unirem ao sucessor de Pedro, que neste momento é o Papa Francisco. No começo da missa reza-se: “Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé”. A Igreja Católica está alicerçada em Pedro, conforme as palavras de Jesus no evangelho de hoje: “Sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Ao longo dos tempos, muitas foram as “tempestades” e fraquezas que aconteceram na Igreja e ainda acontecem, em decorrência da condição humana dos seus dirigentes, mas ela continuará firme porque é obra divina, embora administrada por homens falíveis.

*Padre Rosivaldo**

NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!