Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (12/06): O “Espírito da Verdade” ensinará toda a verdade.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* A dificuldade de falar a verdade.
*ENTENDENDO* 
Domingo passado celebramos a Festa de Pentecostes ou “Vinda do Divino Espírito Santo”. Antes de voltar para o Céu para o seu reencontro com Deus, Jesus foi dando pistas sobre os benefícios que o Espírito Santo traria para, na sua ausência, favorecer a nossa vida. No evangelho de hoje, diz que o Espírito Santo nos ensinará ‘toda a verdade’, e diz: “o Espírito da Verdade vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciará todas as coisas que virão”. Mostra que essa nova força continua a falar, ensinar e revelar sua verdade por meio de sua Palavra. Jesus deixa claro que suas palavras pronunciadas não se limitam à sua vida na terra. Ele estará com o Pai, mas continuará se comunicando com a humanidade, só que agora, através das inspirações e revelações do Espírito Santo (João 16,12-15).
*A DIFICULDADE DE FALAR A VERDADE*
Quando inventamos pequenas mentiras para o outro e para nós mesmos, estamos nos afastando de quem somos. *Será que eu tenho a capacidade de dizer a verdade?* *Me observando com muita honestidade, percebi que não era fácil.* Fui tomando consciência de que contava pequenas mentiras para os outros e para mim mesmo. Algumas vezes, eu dizia que estava chegando em cinco minutos, quando na verdade, ainda iria demorar uns 15. Em outras, quando alguém tinha um comportamento que me incomodava profundamente e se desculpava, eu dizia que não tinha sido nada, que não tinha me incomodado, por exemplo. Fui percebendo, então, que não apenas eu tinha dificuldade de falar a verdade, mas que esse é um comportamento normal em nossa sociedade. Aprendemos que dizer a verdade machuca os outros, ou que fazer isso não é educado. Comigo talvez isso tenha acontecido quando, criança, não gostei de um presente que ganhei e disseram que eu deveria agradecer e ficar feliz. Hoje compreendo que ser virtuoso não é ser mais educado, mas ser coerente com a minha verdade. Ser virtuoso é poder não ir ao aniversário do amigo, tendo a coragem de dizer que preciso descansar. Quanto maior a minha capacidade de fazer isso, mais eu consigo ser eu mesmo. E esse é um dos maiores desafios que tenho hoje: aprender a ser eu mesmo e ficar em paz com isso (vidasimples.com).
*Padre Rosivaldo*
*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta

Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!