Compartilhe!

Angola despede-se de D. Kevanu, bispo emérito de Ondjiva

Leia mais

Compartilhe!

A comunidade católica em Angola rendeu nesta terça – feira (24/05) a última homenagem a D. Fernando Guimarães Kevanu, bispo emérito de Ondjiva/Cunene, que partiu para a casa do Pai no passado dia 18 de maio, aos 86 anos, vítima de doença prolongada.

D. Fernando Guimarães Kevanu nasceu na província do Cunene, em 14 de Agosto de 1936. Foi ordenado padre em 1970 e  bispo em 1988, altura em que assumiu a Diocese de Ondjiva, cargo que viria a  renunciar em Novembro de 2011, por questões de saúde.

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Sacerdotes, religiosos, fiéis e cidadãos em geral destacam as qualidades e o empenho  de D. Fernando Guimarães Kevanu no crescimento da Diocese de Ondjiva, principalmente no ensino, saúde e formação de padres.

D. Pio Hipunyati, bispo titular da Diocese de Ondjiva ressalta alguns marcos indeléveis no seu percurso histórico de mais de 50 anos de vida sacerdotal e descreve D. Kevanu como um bispo bastante preocupado com o bem comum dos angolanos e da província do Cunene, em particular.

D. Fernando Guimarães Kevanu ordenou centenas de padres, hoje entregues a diversas missões entre os quais D. Pio Hipunyati, D. Leopordo Ndakalako e D. Dionísio Hisilenapo, respectivamente  bispos das dioceses de Ondjiva, Menongue e  Namibe.

D. Gabriel Mbilingue, Arcebispo Metropolita do Lubango, em nome da província Eclesiástica, onde esta inserida a diocese de Ondjiva, reconhece a figura de Pastor que foi D. Fernando Guimarães Kevanu, homem que se sacrificou pela salvação de quantos o Senhor colocou no caminho do seu ministério.

“Se quisermos fazer justiça a história seremos obrigados a reconhecer a revolução humano que D. kevanu conduziu em prol da província do Cunene, as suas obras transcendem o âmbito religioso” disse a governadora do Cunene, presente no último adeus a D. Kevanu.

Gerdina Ulipamue Didalelwa recuou no tempo e lembrou – se da invasão Sul-africana no período do apartheid que obrigou o governo provincial a refugiar – se na vizinha província da Huila.

“Num ambiente de guerra, D. Kevanu recusou – se a abandonar a província e passou a ser única autoridade que teve que coordenar todas as acções relevantes, quer do ponto de vista religiosa e civil”, lembrou a governante.

D. Fernando Guimarães Kevanu foi o primeiro Bispo da Diocese de Ondjiva esteve a frente da diocese entre 1988 a 2012.

Anastácio Sasembele – Luanda 


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!