Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (15/05): Antes de partir Jesus deixa o mandamento do amor, sem distinção de pessoas.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Como é difícil amar!

*ENTENDENDO* 

Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele”. E acrescentou: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Um critério básico distingue aquele que segue a Jesus Cristo: amar a todos, sem distinção de cor, sexo, religião, cultura, raça, nação… Finalizando suas aulas de formação ao grupo de discípulos, Jesus resumiu tudo quanto havia ensinado, num único mandamento, chamado de mandamento novo: “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. A prática do amor mútuo é expressão da fé em Jesus. Não existe fé cristã autêntica se não levar ao amor. E não é qualquer amor! É o amor como Jesus amou as pessoas, a ponto de entregar a própria vida para salvar a todos. O verdadeiro religioso distingue-se de outra pessoa que segue outra filosofia, através dos gestos de amor. Quanto mais autêntico for esse amor, mais revelará o grau de sua fé em Jesus Cristo. A presença do amor de Cristo leva-nos a romper com o egoísmo, a sermos justos; a lutar para que as raivas não se transformem em ódio, e o desejo sempre maior de fazer parte da felicidade do próximo (João 13,31-35).  

*COMO É DIFÍCIL AMAR!*

É difícil amar! E quem disse que é fácil seguir aos valores pregados e vividos por Jesus? Ele falou e experimentou o Amor Ágape e quis que nós fizéssemos o mesmo. Mas, o que é o Amor Ágape? O amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega, o amor capaz de doar a própria vida como Ele fez! Um poema da escritora Ana Jácomo mostra, de forma simples e prática, a dificuldade de viver o Amor Ágape, na vida diária: “É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado! É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco do domingo! Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada, entende tudo errado e paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O rebolado. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Difícil é amar quem não está se amando. Mas esse talvez seja, sim, o tempo em que o outro mais precisa se sentir amado. É o tempo que ele mais precisa de nós”.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!