Compartilhe!

O Poder das Palavras

Leia mais

Compartilhe!

Sabemos que o homem é um animal que se comunica, e sua linguagem oral está diretamente ligada à necessidade de viver em sociedade. Tal fato aponta para a centralidade da linguagem e da comunicação na caracterização do ser humano.
Desde os primórdios, o ser humano passa o dia se comunicando, seja através da linguagem falada ou escrita ou até mesmo gestual e iconográfica. Esse costume se acentuou com o passar do tempo, e atualmente, somos ainda mais impulsionados pelas ferramentas tecnológicas ao nosso alcance, que nos proporcionam uma comunicação exaustiva, muitas vezes desrespeitosa. Nunca
se disse tanto, nunca se produziu tantas inverdades, tantas ofensas, nunca as fraldes se fizeram tão presentes em nossas vidas.

Em Provérbios (18-21) é dito que a língua tem o poder de morte e vida. A partir dessa sábia afirmação, é possível fazer algumas reflexões: e nós como estamos utilizando nossa capacidade de comunicação? Será que em maio ao caos das redes sociais e no convívio familiar estamos utilizando dessa importante dádiva com os devidos cuidados?
É de extrema importância refletir sempre sobre cada palavra a ser proferida, haja vista o poder que ela tem sobre o universo, mas principalmente sobre nós mesmos.
Segundo Allan Kardec, tudo o que falamos passou primeiramente pela nossa mente, depois plasmado pelo plano espiritual e em seguida jogado para o universo pelas nossas palavras. Muitas vezes expomos nossos pensamentos com ódios, reclamações, fofocas, que nada agregam para a nossa vida. Dessa forma, o universo se apropria dessa energia e joga de volta para nós, processo natural e de lei divina. Essa lei justifica acontecem fatos na nossa trajetória que não deveriam acontecer e nós, ingenuamente as interpretamos como castigo e maldições.
Portanto, busquemos incessantemente trabalharmos nossa reforma íntima, ela é a chave para o nosso viver com harmonia e retidão. Precisamos emanar para o universo, o que há de melhor em nós: o amor, a bondade, a prudência, a justiça. Não podemos, contudo esquecer, que muito além da palavra, é o trabalho, que faz do homem um ser capaz de expressar estas nobres qualidades que de fato, tem o poder de trazer para universo sua contribuição
verdadeiramente construtiva.

Comentários: [email protected]

Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!