Compartilhe!

O Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa no Estado da Bahia chega a 8,80 metros, com nível em tendência de estabilidade

Leia mais

Compartilhe!

É visível nestas últimas horas, perceber a redução do nível das águas do rio São Francisco, no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Hoje dia 14 de fevereiro, segunda-feira, o nível chega a 8,80 m na régua oficial, com nível em tendência de estabilidade. Depois de 2007, esta que foi considerada a maior enchente do rio da integração nacional, cria-se sempre a expectativa dos ribeirinhos para retornarem as suas residências que foram totalmente inundadas, onde a população e seus pertences foram retirados, comunidades como: Ilha da Mariquinha, Ilha da Canabrava que foram fortemente atingidos pelas águas do Velho Chico.

FOTO: RADAR NEWS BJL

Mas, por si, as instituições que lutam em defesa da população recomendo, mesmo com a redução das águas não é hora de se pensar em retornar para as suas propriedades já que não existe as mínimas condições de segurança que deve ser feito uma avaliação anterior pelos órgãos, verificando e implantando medidas técnicas para que pós feito a vistoria recebem recomendação e orientações para retornaram as suas propriedades.

FOTO: RADAR NEWS BJL

É necessário também, verificar com os órgãos a nível nacional se o rio continuará reduzido o seu nível, isto dependeria da não liberação de águas da Barragem situada no Estado Mineiro (Usina Três Marias), e se também, não haverá intensidade de chuvas do estado de Minas Gerais em sua cabeceira para que o Rio São Francisco volte com isso a aumentar o seu fluxo de água. Tudo isso deve ser analisado e avaliado de uma forma criteriosa pelos órgãos governamentais, federal, municipal e estadual. Um outra situação, que deve ser considerada, em o Rio São Francisco retomar seu nível normal e a possibilidade das comunidades ribeirinhas retornarem a sua vida normal, é preciso dar uma atenção logística estas famílias que perderam pertences, redes de energias e águas que foram atingidas, sementes para que possam retornar plantações, tudo isso com certeza será colocado em pauta com órgãos que zelam por essas comunidades ribeirinhas.

FOTO: RADAR NEWS BJL

FOTO E TEXTO: RADAR NEWS BJL


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!