Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (06/02): A pesca milagrosa: “avancem para águas mais profundas”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Jesus continua chamando à pescaria e providenciando o peixe.

ENTENDENDO

Jesus viu dois barcos à beira do lago, subiu em um deles e disse a Pedro: “avancem para águas mais profundas”. Pedro disse: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. E pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Jesus começa a recrutar seguidores para cumprir a missão dada pelo Pai, a de implantar no mundo o Reino de Deus. É interessante perceber que Ele não se prende à organização religiosa do Santuário de Jerusalém, templo oficial. Desde a escolha dos discípulos Ele quer mostrar que Deus não privilegia a um pequeno grupo, mas oferece oportunidades e investe em todos, principalmente os mais humildes. A pesca é ocasião para o chamado de Pedro e dos primeiros discípulos. O milagre de Jesus, fazendo aparecer os peixes, já apresenta o poder de Deus para eles. Diante dessas manifestações em nossa vida, sendo sensíveis à fé nos convencemos do seu poder e dobramos os joelhos para reconhecer nossa pequenez. Foi o que aconteceu com Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!”. Mesmo desanimado por pescarem a noite inteira, Pedro diz que vai jogar as redes em atenção a Jesus. Aqui percebemos a força da Palavra, ou seja, das leituras bíblicas, do evangelho que ouvimos e buscamos seguir (Lucas 5,1-11).

JESUS CONTINUA CHAMANDO À PESCARIA E PROVIDENCIANDO O PEIXE

Jesus se manifesta na nossa vida de uma maneira muito coerente com o que Ele deseja realizar em nós e por nosso intermédio. Por isso, Ele vem quando estamos no trabalho ou na lida da nossa casa, passando por algum sofrimento ou enfrentando situações difíceis. Para cada um Ele usa uma metodologia diferente. O importante é que Ele precisa de nós do jeito que somos e do modo como vivemos. Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens, providencia o peixe, mas necessita das nossas redes, a fim de conduzir a Ele as almas necessitadas de salvação. A nossa garantia é a Sua Palavra que se cumpre, conforme o nosso acolhimento. A noite inteira sem peixes hoje, representa as dificuldades. Mas não podemos desistir, não podemos esgotar nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa de que necessitamos, “em atenção à Sua Palavra”. Avançar para águas mais profundas significa buscar mais conhecimento de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. Quanto mais nós mergulharmos no Evangelho mais iremos encontrar respostas para os nossos questionamentos, para as nossas angústias. Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor e a Sua Palavra (Helena Colares Serpa – Comunidade Católica “Um novo caminho”).

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!