Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (30/01): Jesus começa a sua missão e sente a rejeição de conterrâneos e parentes

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Valorize as pessoas que estão próximas de você!

ENTENDENDO

Jesus entrou numa sinagoga e ao pregar, “todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E perguntavam: “Não é este o filho de José”? Conhecendo o coração dos que lhe escutavam Jesus disse: “em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua própria terra”. O evangelho de hoje traz o início da missão de Jesus. Após ter passado 40 dias no deserto, ter sido tentado para desistir do projeto, agora, fortalecido, é hora de agir. E começa em casa, em Nazaré, onde Ele cresceu e todos O conheciam como “o filho do carpinteiro”. Jesus deixou claro para todos, que teria vindo cumprir a promessa feita por Deus e anunciada a aproximadamente 750 anos antes, pelo profeta Isaías. Enquanto alguns O ouviam maravilhados, outros desconfiavam dizendo: “Não é este o filho de José?” Foi aí que Jesus reagiu, afirmando que “um profeta não é bem aceito na sua terra”. A rejeição chegou a tal ponto que partiram para a violência, fazendo-Lhe ameaças. É possível imaginar a decepção de Jesus, diante da rejeição de seus conterrâneos e até familiares. Ele tentou compreender a situação, recordando das experiências de profetas do passado que foram rejeitados pelos seus e acolhidos pelos estrangeiros. Ninguém é obrigado a aceitar o projeto de Deus apresentado por Jesus Cristo, cada pessoa é livre, no entanto, fechar-se para Jesus significa recusar a proposta de salvação que Ele, em nome do Pai, veio trazer (Lucas 4,21-30).

VALORIZE AS PESSOAS QUE ESTÃO PRÓXIMAS DE VOCÊ

Pense naquelas pessoas que conviveram com você desde criança, que te viram crescer, sabem de onde você é, por onde passou, com quem aprendeu tudo o que sabe! Pense também nos seus amigos do colégio, da universidade, do trabalho, da internet, do seu movimento, da igreja, da nova cidade onde você foi morar! E agora o mais surpreendente: se você acompanhou o crescimento de alguém “mais novo” que você, desde criança! Observe como você considera previsíveis as atitudes e palavras dessa pessoa! E, sem saber, acaba colocando uma barreira a imaginar que algo diferente pode vir de você! Foi assim que Jesus se sentiu em Nazaré. É assim que a maioria das pessoas se sente em casa, principalmente quanto não é ouvida, não é considerada, não é valorizada. Esta é a maneira natural de cada pessoa comum, que vive conforme as tendências da sociedade. Acreditar nessa lógica é admitir que Deus não intervém na história e que a vida está predestinada a acontecer de maneira programada. A lição prática do Evangelho de hoje é que não subestimemos a capacidade das pessoas que são próximas de nós. Muitas vezes não reconhecemos o seu talento e outros são beneficiados, porque nós, muitas vezes, não valorizamos o que é nosso.

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!