Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (28/11): Jesus anuncia a vinda do “Filho do Homem”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Começa o Advento. Conheça a sua origem e o seu sentido!

ENTENDENDO

O evangelho começa com Jesus declarando que: “haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas”. Em princípio, parece uma cena aterrorizante, mas na verdade é um sinal de esperança. Os astros (sol, lua e estrelas) eram imagens de divindades na concepção da época. O caos aqui, representa o colapso dos sistemas de dominação do mundo, responsável pelas perseguições vividas pelas comunidades cristãs da época. O sistema de dominação está representado por reinos: a ruína de Sodoma e Gomorra simboliza o fim da maldade humana. A queda da Samaria representa o castigo da cidade que trocou Deus pelos ídolos e se deixou contaminar pela injustiça. A queda de Nínive e da Babilônia foram celebradas como o fim de impérios prepotentes, mas com sofrimento e morte para muitos povos. Jerusalém, cidade tida como lugar da habitação de Deus no meio de seu povo, transformou-se em cidade assassina de profetas, surda aos apelos dos enviados de Deus. Perdendo a característica de santidade, só lhe restava a destruição. Por fim, Jesus é anunciado como “o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória”. Mostrando a segunda vinda de Jesus, a mensagem é de esperança para todos os que foram fiéis no seguimento de Cristo (Lucas 21,25-28.34-36).

COMEÇA O ADVENTO. CONHEÇA A SUA ORIGEM E O SEU SENTIDO

Com este domingo, o primeiro do advento, a Igreja inicia um novo ano litúrgico, convidando-nos, mais uma vez, a percorrer o caminho de Jesus Cristo, contemplando a vida, desde o seu nascimento até a ressurreição e ascensão. O tempo do advento, iniciado hoje, é a primeira etapa dessa caminhada de revelação e espiritualidade. O termo advento vem do latim que significa “visita”, “chegada” ou “vinda”; fazia parte do vocabulário das religiões pagãs no império romano, e era usado em referência às supostas visitas anuais das divindades aos seus respectivos templos. Por volta do século IV, o cristianismo absorveu o termo, passando a utilizá-lo no contexto do Natal, a visita, por excelência, de Deus ao mundo. Como o próprio termo mostra, uma visita especial é sempre motivo de esperança e expectativa, e essa é uma das características principais do advento.

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!