Compartilhe!

EVANGELHO DA QUINTA (25/11): Jesus anuncia o fim dos reinos prepotentes e a vinda do “filho do homem”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O sofrimento é também uma oportunidade de crescimento.
Lucas 21,20-28
ENTENDENDO
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas”. “Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação”. O alerta de Jesus é para que seus seguidores estejam vigilantes. O contexto é de destruição das cidades rebeldes, como lição para a humanidade. A ruína de Sodoma e Gomorra simboliza o fim da maldade humana. A queda da Samaria representa o castigo da cidade que trocou Deus pelos ídolos e se deixou contaminar pela injustiça. A queda de Nínive e da Babilônia foram celebradas como o fim de impérios prepotentes, mas com sofrimento e morte para muitos povos. Jerusalém, cidade tida como lugar da habitação de Deus no meio de seu povo, transformou-se em cidade assassina de profetas, surda aos apelos dos enviados de Deus. Perdendo a característica de santidade, só lhe restava a destruição.
O SOFRIMENTO É TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO
Muitas vezes, quando o sofrimento chega à nossa vida, nos sentimos destroçados. É como se uma situação aparentemente perfeita fosse destruída, dando lugar a dor, angústia, tristeza, dúvidas, depressão e aflições. Quando enxergamos o sofrimento, não como uma desgraça totalmente negativa, mas como uma oportunidade de reflexão, crescimento e transformação, conseguiremos lidar muito melhor com as dores do corpo e as angústias da alma. Ninguém quer sofrer, ninguém gosta de sofrer. Só que o sofrimento é uma realidade da vida e um dia ele chegará, inevitavelmente. A pergunta que cada pessoa deve responder é: como lidar com a dor, o luto, a aflição, a depressão, o desconforto, a perda e a falta de bem-estar quando vierem? Com desespero e desequilíbrio ou com confiança e paz? A resposta a essa pergunta fará toda diferença. (Maurício Záfari).
Padre Rosivaldo Motta

Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!