Compartilhe!

EVANGELHO DA QUARTA (17/11): A parábola dos talentos

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Não existe pessoa rude, existe quem não desenvolveu seus talentos.

ENTENDENDO

Jesus conta a parábola dos talentos, falando de um homem que viajou para o estrangeiro para ser coroado rei e distribuiu dinheiro entre dez funcionários para receber na sua volta. Jesus deixa claro que antes de chegar ao fim, os discípulos teriam pela frente uma longa estrada a percorrer. Seria o tempo de fazer frutificar os dons recebidos de Deus, por meio da prática da caridade. Esta maneira de entender a história foi positiva para os discípulos tirarem da cabeça a ideia de “fim do mundo”, e continuarem trabalhando e vivendo a sua vida. Os discípulos devem aproveitar os talentos que Deus lhes concedeu para fazer o bem. Nada de medo, preguiça, nada de cruzar os braços, nem se deixar intimidar pelos obstáculos que terão de enfrentar. O discípulo prudente sabe que Deus não aceitará desculpas. Quem perder a oportunidade e não investir nos talentos, receberá o castigo merecido (Lucas 19,11-28).

NÃO EXISTE PESSOA RUDE, EXISTE QUEM NÃO DESENVOLVEU SEUS TALENTOS

Como definimos uma pessoa rude? Em sentido figurado “rude” significa alguém grosseiro, descortês, que não é polido nem tem delicadeza ao tratar outra pessoa. “Rude” é definido também como a pessoa inculta, sem instrução. Em nenhuma dessas definições o “rude” aparece como sem inteligência. Diante disso, podemos definir o “rude” como alguém que não buscou desenvolver seus talentos; ou até mesmo não teve oportunidade para descobrir seu potencial. Mas, uma coisa é certa, todos fomos criados por Deus com capacidade de sobressair na vida através do nosso potencial. Mas, como podemos definir talento? Talento é a inclinação natural de uma pessoa para realizar determinada atividade. Do ponto de vista da ciência, a pessoa recebe talento natural como resultado de uma combinação da genética e do ambiente. Do ponto de vista cristão, Deus quis favorecer seus filhos oferecendo-lhes talentos, a uns mais, a outros menos, para construírem sua história com sabedoria.

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!