Compartilhe!

“O zelo por tua casa me consome, os insultos dos que te insultam caíram sobre mim”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O cuidado e respeito que devemos ter com a nossa “Casa de Oração”.

ENTENDENDO

O Santuário de Jerusalém era o lugar sagrado onde todos os judeus de fé, pelo menos uma vez ao ano, peregrinavam. Era costume da Família Sagrada (José, Maria e Jesus) peregrinar a esse Templo (Lc 2,41-52). Na primeira viagem que Jesus faz a Jerusalém, após assumir sua missão pública, Ele fica espantado com o que fizeram da “casa de Deus” – um lugar de comércio e exploração. O culto, com o acesso de multidões de peregrinos durante o ano, era fonte de riqueza para o comércio em Jerusalém e, principalmente para as autoridades religiosas. Lá eram oferecidos grandes valores em dinheiro e sacrifícios de animais. Jesus mostrou que a boa fé do povo estava sendo explorada e desviada para outros fins. Ele, então, mostra que a presença de Deus a partir daquele momento não estava mais no templo de pedra, mas que o seu próprio Corpo era Templo vivo do Espírito Santo. Mas, continua respeitando o lugar sagrado. Depois de tudo passado os discípulos lembraram que Jesus estava cumprindo uma profecia, anunciada no Salmo 69: “O zelo por tua casa me consome, os insultos dos que te insultam caíram sobre mim” (João 2,13-22).

O CUIDADO E RESPEITO QUE DEVEMOS TER COM A NOSSA “CASA DE ORAÇÃO”

Jesus pediu que não fizesse a casa do Pai de mercado. Essas palavras nos ajudam a rejeitar o perigo de fazer também da nossa alma, que é a morada de Deus, um lugar de comércio, que vive na busca contínua de retorno e não de um amor generoso e solidário. A ação de Jesus realizada próxima a Páscoa suscitou grande hostilidade das autoridades religiosas da época, que sentiram seus interesses econômicos ameaçados. A atitude e a autoridade do filho de Deus foram questionadas pelos judeus e justificadas pelos discípulos de Jesus por meio do Salmo 69,17: “O zelo pela sua casa me consome”. O salmo é uma invocação de ajuda diante da situação de perigo extremo e ódio enfrentados por Jesus. O zelo pelas coisas de Deus foi o motivo pelo qual Jesus foi crucificado (Papa Francisco).

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!