Compartilhe!

EVANGELHO DA QUARTA (06/10): Um dos discípulos pediu a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar!”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Chave de leitura da oração do Pai-nosso: “Sentir-se amado pelo Pai”.

ENTENDENDO

Um dos discípulos pediu a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar!” E Jesus ensinou a oração do Pai-nosso. Nela, Jesus aconselha aos discípulos a pedirem sempre ao Pai em oração. Ele quer que seus seguidores conheçam a misericórdia do Pai Eterno que em momento algum se recusa a ajudar a um filho. O desejo maior de Jesus nesta oração é ver santificado o nome de Deus e concretizado o seu Reino, na história humana. Em seguida, relaciona as necessidades pessoais de cada cristão. Quer que o pão seja partilhado entre todos, os pecados perdoados e o ser humano livre do Maligno. Só um coração cheio de amor pode levar outros a tal intimidade com o Pai. Diante de tudo isso uma virtude se faz necessária: a perseverança. É preciso ser perseverante quando se trata de recorrer ao Pai. Só Ele conhece o momento oportuno de atender a quem lhe pede ajuda. O Pai-nosso não é uma fórmula de oração melhor que outras, mas uma síntese de toda mensagem cristã apresentada por Jesus Cristo (Lucas 11,1-4).

CHAVE DE LEITURA DA ORAÇÃO DO PAI-NOSSO: “SENTIR-SE AMADO PELO PAI”

Jesus nos dá um conselho na oração: Não desperdicem palavras, não façam mero barulho, o barulho do mundano dá vaidade. A oração não é uma coisa mágica, não se faz magia com a oração. “Pai é a palavra em que pensou aquele filho que foi embora de casa com a sua parte da herança e que depois quis voltar para casa. E aquele pai ‘o vê chegar e vai correndo ao seu encontro’, se lança ao seu abraço para enchê-lo de amor.  E aquele ‘Pai, eu pequei’: esta é a chave de toda oração, sentir-se amado por um Pai”. “Nós temos um Pai. E muito próximo, que nos abraça… Todas estas preocupações, inquietações que nós temos, vamos entregá-las ao Pai: Ele sabe do que nós precisamos. Pai nosso! Porque eu não sou filho único. Isto explica o fato de que Jesus, depois de nos ensinar o pai-nosso, enfatiza que, se não perdoarmos aos outros, o Pai não nos perdoará os pecados. “É muito difícil perdoar aos outros, porque lá dentro de nós: ‘Você me aprontou, espera só…’, vou ‘devolver’”. Não é fácil. Mas Jesus nos prometeu o Espírito Santo: é Ele que nos ensina, a partir de dentro do coração, a dizer ‘Pai’ e ‘nosso’ (Papa Francisco).

Padre Rosivaldo

Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!