ATUALIZANDO: Testemunho de um casamento restaurado após uma separação.
ENTENDENDO
Os fariseus perguntaram a Jesus, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher. E disseram que “Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher”. Jesus disse: “Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa lei; mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; e os dois não serão senão uma só carne”. Para entender a reação de Jesus no confronto com os fariseus é preciso conhecer a tradição da época, movida pelo machismo e a má interpretação da Lei de Moisés. Os maridos se sentiam livres a abandonar suas esposas quando quisessem, até mesmo alegando motivos banais e ganhavam o divórcio, sem que a mulher tivesse direito de defesa. Vendo Jesus que a mulher estava sendo injustiçada, ele é duro ao responder sobre o divórcio e o classifica como pecado. Ele aprofunda a resposta e retorna ao relato da criação e o fundamento bíblico do matrimônio. Para Jesus, a vontade de Deus é que a união entre homem e mulher seja tão profunda, a ponto de atingir o nível de comunhão com Deus. Com isso, a bênção do casamento deve se tornar eterna, “até que a morte os separe”.
TESTEMUNHO DE UM CASAMENTO RESTAURADO APÓS UMA SEPARAÇÃO
Sou casada e já no primeiro ano enfrentamos muitas dificuldades, inclusive, financeira, ciúmes etc., o que levou meu esposo a me deixar uma primeira vez com apenas 6 meses de casados. Com o passar do tempo, ele foi esfriando na fé, até que paramos completamente. A partir daí as portas ficaram abertas para o inimigo agir. Ele voltou a ter amizades antigas de barzinhos, festas etc. e eu ouvindo no meu coração: “ore por seu casamento; fortaleça-se na fé”, mas eu não dava ouvido à voz de Deus. Voltei à vida de oração, reconheci o quanto errei com meu esposo e pedi perdão a Deus. Foi um mês e treze dias exatos de oração incansável, seguida de jejum para Deus restaurar o amor. Pedi para Deus que quando ele me visse, no primeiro olhar me olhasse diferente com amor e arrependimento. E assim aconteceu. Fui para a casa dos meus pais que moram próximos dele e ele foi conversar comigo a respeito do bebê e do parto. Só que na hora que ele me viu, me deu um abraço e caiu em lágrimas. Peguei nosso álbum de casamento e, quando eu mostrei, seus olhos se encheram de lágrimas outra vez. Ele agarrou minha mão com força, mas não disse nada. Depois de um tempo, ele ali em casa, me disse: “vamos voltar pra minha casa”. Foi tudo muito lindo e perfeito o que DEUS fez. Creio que Deus fará tudo maior do que eu possa imaginar. A você que passa pela mesma situação, não desista de sua família. Meu coração grita de alegria e de agradecimento a todos que oraram por mim (Baseado no testemunho de Zaniely)
Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR