Compartilhe!

Evangelho da terça (28/09): Jesus não é recebido pelos samaritanos e os discípulos sugerem baixar fogo na região

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O caminho da violência e do ódio não resolve os problemas da humanidade (Papa Francisco).

ENTENDENDO

Os judeus e os samaritanos eram povos inimigos. O histórico desses dois povos era de conflitos. Atravessar a Samaria indo para Jerusalém era sempre perigoso. As divergências se estendiam no lado religioso. O lugar sagrado para os judeus era o Santuário de Jerusalém, para os samaritanos o monte Garizim. Aí se explica o fato de não darem hospedagem a Jesus. Jesus estava a caminho de Jerusalém. Ao saber disso os samaritanos negaram hospedagem a Jesus e sua caravana. A reação de dois discípulos de Jesus, Tiago e João, foi de vingança imediata – incendiar o povoado e matar todos os seus moradores. Jesus aproveita a oportunidade para mostrar aos discípulos que a violência não soluciona o problema, recusa o pedido e os repreende de maneira forte, mostrando-lhes a dureza de seus corações (Lucas 9,51-56).

O CAMINHO DA VIOLÊNCIA E DO ÓDIO NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE

Diante de atos violentos, não se pode deixar de condenar a inqualificável afronta à dignidade da pessoa humana. Quero reafirmar com veemência que o caminho da violência e do ódio não resolve os problemas da humanidade e que utilizar o nome de Deus para justificar esse caminho é uma blasfêmia! Toda ação precisa de uma visão, uma visão abrangente e de esperança: uma visão como a do profeta bíblico Isaías, que viu espadas transformarem-se em arados, as lanças em foices. Agir para o desenvolvimento de todos é realizar um trabalho de conversão. E antes de tudo decisões que convertem a morte em vida, as armas em alimento. Todos nós precisamos empreender também uma conversão ecológica. A visão de conjunto inclui a perspectiva da criação entendida como uma “casa comum” e exige uma ação urgente para protegê-la (Papa Francisco).

Padre Rosivaldo

Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!