Compartilhe!

*Evangelho do domingo* (12/09): Jesus pergunta aos discípulos quem é Ele na visão do povo.

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Pergunte a você mesmo: “Quem é Jesus para mim”?

*ENTENDENDO*

O evangelho deste domingo destaca três pontos: a identidade de Jesus, a fraqueza de Pedro, e a força da cruz que deve ser assumida.  *IDENTIDADE DE JESUS* – diante de sua repercussão, ele quer saber o que pensavam d’Ele. O próprio chefe político, Herodes, se perguntava sobre isso (Lc 9,7). O povo estava confuso, pensava ser um líder popular, contestador do poder; outros, que era um profeta. A sociedade estava confusa. Ao perguntar aos apóstolos, Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”. E Jesus o proibiu que ele divulgasse a resposta. Jesus queria que suas obras mostrassem a sua identidade e cada pessoa fizesse sua experiência pessoal e consciente com ele. Nada de propagando sensacionista e ôba-ôba. *A FRAQUEZA DE PEDRO* – quando Jesus afirmou que: “o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar”, Pedro reclamou de Jesus que não falasse isso abertamente, pois era perigoso. Com essa atitude, Pedro estava rejeitando o sofrimento para viver somente o lado vitorioso da vida, sem lutas e desafios, e recebe um grande “puxão de orelha” de Jesus: “Afasta-te de mim, satanás! Pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens”! Após responder de forma tão iluminada que ‘Jesus é o Cristo’, Pedro dá um fora! É como diz o povo: “Dá uma no cravo e outra na ferradura”. Esse Pedro bem humano é parecido com a gente! *ASSUMIR A CRUZ* – assumir a cruz aqui é seguir os ensinamentos de Jesus e se comprometer com a vida. Enfrentar os desafios, ser corajoso, não buscar saídas desonestas nas horas de dificuldade. É ser direito, é vencer com Ele enfrentando desafios e sofrimentos, se necessário for (Marcos 8,27-35).

 

*PERGUNTE A VOCÊ MESMO: “QUEM É JESUS PARA MIM”?*

 

Para nós que participamos da Igreja, e somos Igreja, será que no fundo do nosso coração já descobrimos ou tivemos um encontro pessoal com o Mestre Jesus, a ponto de responder, cm sinceridade, ‘quem Ele é para nós!?’ Precisamos responder com a vida, com as nossas atitudes, com o nosso comportamento de cada dia, nos embates diários em que somos testados, e que exige de nós atitudes de humildade, justiça, perdão… Não é tão fácil responder com gestos! É uma resposta que vem do fundo da alma daquele que faz uma experiência pessoal com Jesus, e que procura renovar a cada acontecimento que balança nossas estruturas, que nos deixa abatidos. Quem O encontra e quem experimenta a vida Dele pode responder quem, na verdade, Ele é. Pedro, com seu jeito mais entusiástico respondeu com uma precisão sem igual, ele foi no fundo da experiência que estava fazendo dia-a-dia com o Mestre e disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. É necessário em nossos momentos de meditação ou parada para retomar a caminhada, perguntar a nós mesmos: “Quem é Jesus para mim”? Procure aprofundar a sua resposta!

 

     *Padre Rosivaldo*

    *Facebook: Rosivaldo Motta CSsR*


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!