Compartilhe!

Evangelho da segunda (26/07): “Felizes são vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem!”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A sábia missão de ouvir o outro.

ENTENDENDO

Jesus falava em parábolas. A parábola era uma historinha inventada por Jesus, geralmente das coisas corriqueiras do dia-a-dia para passar uma mensagem. Embora simples, exigia interpretação por parte dos ouvintes. Era necessário ser capaz de buscar seu sentido oculto. Na mensagem de hoje ele exalta os olhos e ouvidos que veem e ouvem. Ele se refere à felicidade reservada aos seus discípulos, porque souberam abrir os ouvidos para ouvir a mensagem, e abrir os olhos para ver os sinais que Ele estava realizando, através de curas, milagres e graças diversas. Por outro lado, se refere à multidão e autoridades do povo que continuam sem entender o projeto do Pai, porque seu coração, seus olhos e ouvidos continuam fechados.

A SÁBIA MISSÃO DE OUVIR O OUTRO

No Evangelho de hoje, Jesus exalta os que tiveram a capacidade de exercitar com humildade e sabedoria, em dois sentidos: o da escuta e da visão. “Saber ouvir é perceber, entender, compreender, dar atenção, valorizar e respeitar o direito do outro de se expressar até as últimas consequências, mesmo sem, necessariamente, concordar com o que está sendo dito. Apesar de ser tão natural, a habilidade de ouvir é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento humano. Já o escutar está relacionado com o contexto existencial da alma do ouvinte, vinculando fenômenos mentais, emocionais, da vontade, do temperamento, do humor, implica no ato de se colocar no lugar do outro, da empatia que vem a se ajustar ao estilo, ao momento psicológico, crenças e valores do interlocutor. Ouvir não significa simplesmente acompanhar o que o falante está dizendo, mas aceitá-lo como ele é. As pessoas às quais recorremos quando precisamos de ajuda são justamente aquelas que têm a disponibilidade para nos ouvir, sem julgamentos ou sem a cobrança. É necessário que o ouvinte aprenda a esvaziar-se de si mesmo, das suas ideologias, do seu repertório existencial, das suas referências de vida, da sua visão de mundo, durante o momento sublime da audição” (Jorge Cury Neto, jornalista).

Padre Rosivaldo

Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!