Compartilhe!

Diocese de Bom Jesus da Lapa: 50 anos de história, a caminho dos 60 anos de evangelização

Leia mais

Compartilhe!

A partir de hoje a redação do RADAR NEWS BJL trará na sua página até 21 de julho de 2022 relatos e histórias da diocese através de reportagens e entrevistas com Bispos, Padres, Religiosos e Leigos que fizeram e fazem parte da vida desta Igreja de Jesus Cristo.

A Diocese de Bom Jesus da Lapa foi criada pela Bula Pontifícia “Christi Eclésia” de 21 de julho de 1962 e instalada no dia 16 de fevereiro de 1963. Está localizada dentro da área geográfica da Arquidiocese de Vitória da Conquista com sua população estimada em 360 mil habitantes, numa área de 562.303 km², que tem como padroeira da Diocese Nossa Senhora do Carmo suas paróquias espalhadas nos municípios de:

Canápolis – São Miguel, Carinhanha-São José, Cocos- São Sebastião, Coíbe- São João Batista, Correntina- Nossa Senhora da Gloria, Jaborandi e Paratinga- Santo Antônio, Santa Maria da Vitoria- Nossa Sra. Das Vitorias, Santana- Senhora Sant’Ana, São Felix do Coíbe- São Francisco de Assis, Serra do Ramalho- São José Operário, Serra Dourada- São Gonzalo do Amarante, Sitio do Mato- Nossa Senhora do Rosário, Feira da Mata- Sagrado Coração de Jesus, Bom Jesus da Lapa 3 paroquias, Nossa Senhora do Carmo Catedral, Bairro São João paróquia de São João Batista, João Paulo II Paroquia de Nossa Senhora das Graças e o Santuário de Bom Jesus da Lapa.  

 A Diocese teve como seu primeiro Bispo Diocesano D. José Nicomedes Grossi, padre da Arquidiocese de Mariana, que governou a diocese por 27 anos, foi seu Bispo Coadjutor, por dois anos (1986 a 1988), D. João Nilton dos Santos Souza. O segundo Bispo Diocesano foi Dom Francisco Batistela (1990-2009), religioso da Congregação do Santíssimo Redentor. O terceiro Bispo Diocesano, Dom José Valmor César Teixeira.

Em 21 de maio de 2014 toma posse como Bispo Administrador Apostólico, Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo Diocesano da Diocese de Barreiras, BA, até a tomada de posse do quarto bispo da Diocese, Dom João Santos Cardoso, em 25/setembro/2015, que é o atual Bispo da Diocese, observando que desde a fundação da Radio Bom Jesus o Bispo Diocesano titular assume a presidência da fundação cultural e educacional Bom Jesus que hoje é a Rádio Bom Jesus FM.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!