Compartilhe!

Resíduos sólidos em Bom Jesus da Lapa: desafio ou fonte de renda?

Leia mais

Compartilhe!

Queremos trazer esse debate para uma discussão local.
Bom Jesus da Lapa cresce gradativamente a cada ano, além de receber uma das maiores romarias religiosas de todo o país, o que acaba sendo um agravante para a situação resultando na busca de soluções mais inteligentes para o destino do lixo.

Sabe-se que a própria população local já produz em nossa cidade muitos resíduos sólidos, e até então, não vemos a iniciativa para a introdução de soluções para o fim dessa acumulação excessiva de lixo.

Um dos maiores desafios da humanidade é atribuir um destino final para a quantidade de resíduos produzidos. Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil, Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.

Alguns países já se destacam no quesito reciclagem, entre eles a Alemanha, Coréia do Sul, Áustria, Eslovênia e Bélgica, tendo uma margem de 53% a 60% dos seus resíduos reciclados. O Brasil chega somente na média dos 13%.

A problemática dos resíduos sólidos em acumulação é um desafio, mas também traz consigo oportunidades de crescimento através da organização de resoluções ecologicamente corretas.

A formação de cooperativas nos bairros, com o intuito de recolhimento, reciclagem e comercialização desses resíduos podem garantir a inclusão social e a geração de emprego e renda, valorizando a mão de obra local.  

O município gasta valores exorbitantes na contratação de empresas de recolhimento que deveriam ser melhor aproveitados na compra de máquinas como caminhões, prensadeiras, construção de galpões e na administração destas pelas cooperativas.

Como vereador apresentei vários projetos de lei que foram aprovados e que tratam sobre diversos temas ambientais. Entre eles:

O PROJETO DE LEI Nº 1.293/2017 – Institui o programa “RECICLA BOM JESUS DA LAPA” com a coleta seletiva e aproveitamento de resíduos sólidos.


PROJETO DE LEI Nº 1.197/2014
– Dispõe sobre a instituição do dia 17 de outubro do DIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE A DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO, no município de Bom Jesus da Lapa.

 PROJETO DE LEI N° 1.189/2015 – Dispõe sobre a regulamentação da arborização e autorização de corte e poda de árvores em todo o Município de Bom Jesus da Lapa.

PROJETO DE LEI Nº 1.293/2017 – Institui o programa “RECICLA BOM JESUS DA LAPA” com a coleta seletiva e aproveitamento de resíduos sólidos no âmbito do Município de Bom Jesus da Lapa.

PROJETO DE LEI Nº 1.381/2019 – Dispõe sobre a proibição da fabricação, e comercialização de uso de canudos plásticos em todo Território de município de Bom Jesus da Lapa.

PROJETO DE LEI Nº 1.383/2019 – Proíbe a utilização, a fabricação, a importação, a comercialização e distribuição de sacolas plásticas que em sua composição química tenham como base o polietileno, o propileno e o polipropileno.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!