Compartilhe!

Evangelho da quarta (14/07): “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A fé dos humildes no Santuário do Bom Jesus da Lapa.

ENTENDENDO

O evangelho de hoje traz Jesus num momento de oração. Sentindo a reação contrária das autoridades e pessoas influentes com a sua mensagem, e vendo que as pessoas humildes acolhiam de bom coração o seu ensinamento, em forma de agradecimento Jesus diz: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. Evidentemente, o saber revelado pelo Pai às pessoas simples do povo não é um saber intelectual. Pouco proveito teria um saber que podia levar ao orgulho e à arrogância. Eles necessitavam de um saber existencial, que lhes tocasse no coração. Envolvidos pela fé simples e sincera, seriam capazes de entender a salvação e a prática da solidariedade, a partilha, a reconciliação e a vida em comunhão. Quanto aos considerados sábios, a autossuficiência os impedia de entrar numa dinâmica de amor-comunhão, por recusarem a se colocar no mesmo nível dos demais (Mateus 11,25-27).

A FÉ SINCERA DOS HUMILDES NO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DA LAPA

Tive a graça de trabalhar no Santuário do Bom Jesus da Lapa, lugar construído pela natureza de Deus (grutas rochosas), e sentir a fé viva do povo, em sua maioria gente simples que expressa, de forma livre e espontânea, o que está em seu coração. Não é raro ver os romeiros em frente ao altar do Bom Jesus, com o olhar fixo, lágrimas nos olhos, falando em voz alta e ignorando quem está ao seu redor. É oração viva, vinda do coração e sem timidez de quem escuta, porque sua fé diz que o mais importante é o Bom Jesus estar acolhendo. O toque nas pedras internas das grutas, acreditando em uma força emitida pelo seu Bom Jesus, através da rocha; a água que pinga das pedras caindo sobre os olhos que precisam de cura; as promessas pagas entrando de joelhos, com distância considerável por pessoas de físico raquítico que, aparentemente, não aguentariam… Somente a fé emana essa força que, para muitos, pode ser um fanatismo, desespero ou ingenuidade. Só que o Bom Jesus os compreende, acolhe e responde a essa gente, em forma de graças. E esses pequeninos, não deixam por menos, voltam sempre para agradecer ao Bom Jesus, naquele Lugar Sagrado.

     Padre Rosivaldo

     Facebook: Rosivaldo Motta CSSR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!