Fundada em 1825, a Polícia Militar do estado da Bahia, completa hoje 17 de fevereiro de 2022, portanto 197 anos de história e de relevância de serviços prestados a comunidade baiana. A polícia militar está hoje espalhada em Batalhões e Companhias em todo o estado da Bahia, traz consigo, uma história que orgulha o povo baiano em homens e mulheres que se dedicam a segurança pública do nosso estado, estes que muitas vezes são desafiados, colocando suas vidas em riscos, mas mesmo assim: exerce o papel como patriotas que prestam serviços de excelência.
A polícia militar tem os seus respectivos batalhões espalhados no estado da Bahia, em até 21º, sendo que os batalhões: 1.º, 2.º, 3.º, 9.º, 10º e 13.° sediados, respectivamente, nas cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras e Teixeira de Freitas. No ano de 2010, deixaram de realizar o policiamento ostensivo e passaram a realizar, somente, a formação e capacitação dos policiais militares. Para realizar o policiamento ostensivo nas áreas que anteriormente eram atribuídas a tais batalhões, foram criadas 16 companhias independentes.
E as companhias independentes cobrem um espaço territorial menor, portanto, tem um efetivo menor que o dos batalhões. A atuação por meio de companhias independentes tem se mostrado vantajosa, principalmente na capital, pois permitem uma atuação mais específica e mais próxima da comunidade, atuando dentro da filosofia do policiamento comunitário. Na capital metropolitana é de 1ª CIPM até 82ª CIPM, já no interior é da 4ª CIPM até 99ª CIPM, do estado da Bahia.
Por isso a Radar News BJL, quer se imanar com todos estes combatentes que com brilhantismo nos guardam diariamente, através da segurança pública!
TEXTO: RADAR NEWS BJL
FOTO: WIKPÉDIA