ConectSUS continua fora do ar após ataque hacker. Segundo a pasta, ‘todos os dados foram recuperados com sucesso’.
O Ministério da Saúde informou neste domingo (12) que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações.
“Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz a pasta em nota.
O ministério afirma ainda que, “no momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”.
O sistema foi invadido por hackers na madrugada de sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.
O aplicativo e a página do ConectSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – continuam fora do ar, mais de 24 horas depois do episódio.
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
- e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
- ConecteSUS
- funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
O comprovante de vacinação é exigido em mais de 240 cidades brasileiras para acessar alguns espaços públicos e privados, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dezenove capitais também demandam a apresentação do documento (veja lista aqui).
O documento também é necessário em muitos lugares para receber a segunda dose ou a dose de reforço. Pelo aplicativo ConecteSUS, pessoas vacinadas podiam fazer a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
Uma decisão dada neste sábado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que chegarem ao país (entenda o que diz a decisão).
Alternativas
Com o sistema fora do ar, veja alternativas para comprovar a vacinação.
- Cartão físico: Após receber a vacinação, você deve ter recebido um comprovante físico, no qual foram anotados o fabricante, os lotes do imunizante e a data para aplicação da segunda dose. Para provar que está vacinado contra a Covid-19, você pode apresentar o comprovante físico. Lembre de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única;
- Aplicativos municipais e estaduais: Alguns estados e municípios também têm os dados de vacinação em sites e aplicativos locais. Em São Paulo, a plataforma estadual que emite o comprovante, o VaciVida, não foi afetada e está funcionando normalmente, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (leia mais).
Por G1 — Brasília