Compartilhe!

Nova pesquisa traz sopro de melhora na grande preocupação de Bolsonaro

Leia mais

Compartilhe!

Segundo levantamento BTG/FSB, percepção dos brasileiros que acham que preços continuarão a subir caiu de 70% para 63%.

O fator que vem tirando o sono do presidente Jair Bolsonaro é a inflação. Mas, há ao menos um sinal menos negativo trazido pela nova pesquisa eleitoral. Segundo o levantamento do banco BTG e a FSB Pesquisas recuou de 70%, em maio, para 63%, em junho, o número de entrevistados que acredita que os preços subirão mais nos próximos três meses. Além disso, subiu de 9% para 16% os brasileiros que apostam na queda na inflação no mesmo período.

“Embora continua bastante negativa, a expectativa quanto à inflação no curto prazo ‘despiora’. Resta saber qual será o impacto disso nas intenções de voto daqui para a frente”, afirma Marcelo Tokarski , sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa. Em maio, a inflação mostrou desaceleração em relação aos meses anteriores. O acumulado em 12 meses continua acima dos dois dígitos — em 11,73% — mas é menor que os 12% medidos em abril, segundo o IBGE.

Apesar da pesquisa e dos dados do IBGE trazerem um sopro de alívio para o presidente Jair Bolsonaro, a inflação continua a ter forte peso no orçamento do brasileiro e a pesquisa mostra mudança de hábitos de consumo.

Segundo ela, 77% dos entrevistados deixaram de consumir pelo menos um produto nos últimos três meses. Em média, cada pessoa deixou de comprar quatro produtos por causa dos preços mais altos. A inflação também impacta na inadimplência. Segundo o levantamento, 55% afirmam ter atrasado o pagamento de alguma conta nos últimos três meses. Em média, cada pessoa deixou de pagar em dia duas contas mensais. Entre as faturas que deixaram de ser pagas estão o cartão de crédito e a conta de luz.

Por Larissa Quintino-Veja


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!