Compartilhe!

O que disse Tadeu Schmidt no discurso de eliminação de Linn da Quebrada

Leia mais

Compartilhe!

Cantora foi a 12ª pessoa a deixar o reality após um paredão. Ela disputava a permanência com Gustavo e Eliezer.

A cantora Linn da Quebrada foi a 12ª pessoa a ser eliminada neste domingo (10) no “Big Brother Brasil”com 77,6% dos votos. Diferentemente de outras eliminações, quando faz um discurso sobre cada um dos emparedados, o apresentador Tadeu Schmidt focou principalmente em Linn, enaltecendo a presença e a representatividade da artista.

Linn da Quebrada, nome artístico de Lina dos Santos, é travesti e precisou reforçar mais de uma vez que o pronome correto para se referir a ela é o feminino. Logo no início da edição, em janeiro, Linn chamou atenção de Rodrigo Mussi sobre o uso do termo pejorativo “traveco”.

Em seu discurso, Tadeu falou dos preconceitos que ela derrubou e que, por sua causa, não há mais espaço para erros de pronomes e artigos.

Quem é capaz de medir o quanto esses erros mexeram com as pessoas aqui fora? O quanto definiram trajetórias aqui dentro? Não foi só o Júnior que você matou, Lina. Você matou também um bocado de preconceitos.

Arthur Aguiar aproveitou uma brecha e elogiou o discurso de Tadeu. O restante da casa aproveitou para aplaudir o apresentador em seguida. Confira o que ele disse:

“Pra completar, a Lina, ela que adora brincar com as palavras e suas sonoridades, tanto que tem o nome artístico Linn da Quebrada, que pode ser lido também como Linda Quebrada ou ainda como Linda Que Brada, do verbo bradar, dizer em voz alta, gritar, proclamar, exigir. E o que brada, a Lina?

Brada por respeito. Você disse um dia desses que sempre sonhou com a possibilidade do Brasil torcer por alguém como você. E hoje eu pergunto: por que o Brasil não torceria por alguém como você? E eu acredito que você conseguiu. Que as pessoas torceram por você ou contra você, pelo que você fez dentro dessa casa e só. Eu acredito que você conseguiu.

Por sua causa, Lina, o Brasil inteiro sabe. Não tem mais desculpa para errar o pronome: é ela. Por sua causa, Lina, não tem mais desculpa para errar o artigo. É a travesti. E é travesti, e não alguma palavra pejorativa. Quem é capaz de medir o quanto esses erros mexeram com as pessoas aqui fora? O quanto definiram trajetórias aqui dentro? Não foi só o Júnior que você matou, Lina. Você matou também um bocado de preconceitos.

E pra conseguir isso, Linn não teve que bradar. Ela apenas aceitou se expor inteira, por inteiro e inteiramente. Não sei se vocês perceberam, mas hoje foi diferente, hoje não teve suspense. Hoje é dia de dizer o que precisava ser dito. Quem sai hoje é você, Lina.”

Por g1


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!