O dia 11 de fevereiro de 2022 ficará na história dos 23 moradores situados na Comunidade Extrativista PAE- Barrinha do São Francisco no município de Serra do Ramalho, comunidade esta que fica às margens do Rio São Francisco. A Coelba da Bahia iniciou a obra nesta manhã de sexta-feira, o primeiro poste entre 59 os postes, da obra do PROJETO X-1000564, NOTA TÉCNICA DE Nº 9101681461, o valor total da obra é estimado de R$ 399.361,52. Onde a empresa terceirizada e prestadora de Serviços EPCL que está frente da obra e que terá o seu prazo final para a entrega da obra. Salientando que tudo dependerá da parte climática.
Há 23 anos começou-se uma grande luta de reinvindicação para solicitar esta obra que irá beneficiar as famílias que foram assentados pelo INCRA 1989. Com isso, a COELBA da Bahia iniciou em 2018 estudos técnicos e impacto ambiental para execução da obra, e abriu-se o diálogo permanente, com a Defesa Civil do Estado da Bahia que recomendou favoravelmente para a construção da obra. Nisto também, foram feitos consultas ao Ministério Público Estadual e Ambiental, que e coordenado pela ilustre promotora Dra. Luciana Espinheira Khoury, esta que também opinou a execução e construção da obra. O INEMA do Estado da Bahia também foi consultado, e este que pediu uma avaliação profunda do impacto ambiental para execução desta obra, e no final de 2021 deu parecer favorável pela execução da obra.
A Instituição Federal INCRA através da Superintendência da Bahia, se posicionou também pela construção do referido benefício, a Coelba no dia de hoje inicia a obra com a empresa EPCL, junto aos profissionais que trabalham para a execução da obra, fiscais voltados ao meio ambiente com o zelo absoluto a fauna e a flora, os mesmos seguem orientações para que nenhuma vegetação seja suprimida, respeitando assim todas as leis pertinentes federais, estadual e municipais da questão ambiental, finalizando quem iniciou todo o processo de reivindicação junto à comunidade para a conquista da obra, então naquela época vereador Romeu Thessing hoje ex-vereador, mobilizou toda as instituições apresentando documentos, e sempre ele acompanhando pela Associação dos Pequenos Produtores do PAE Barrinha do São Francisco.
Vale lembrar que o ex-vereador Romeu Thessing tem uma grande experiência nestas obras, já que esteve à frente das construções de energia elétrica da Ilha da Canabrava e Ilha da Mariquinha em 2015 a 2018. Por fim, o grande apoio de o ex-vereador teve e tem da COELBA, EPCL, INCRA, INEMA, Ministério Público Estadual Ambiental, Defesa Civil do Estado da Bahia, da associação dos moradores e principalmente o apoio que o ex-vereador teve do Senhor Harley Nascimento Xavier, Superintendente da Codevasf.
FOTO E TEXTO: RADAR NEWS BJL