Compartilhe!

Concurso PC BA terá edital ‘nos próximos dias’, diz Rui Costa

Leia mais

Compartilhe!

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que o edital do concurso PC BA com mil vagas será publicado nos próximos dias. Saiba mais!

Boa notícia para os baianos. O concurso PC BA voltou a ser destaque e pode ter o seu edital divulgado ‘nos próximos dias’, de acordo com informações do governador do estado, Rui Costa.

O chefe do executivo esteve presente na cerimônia de abertura do Legislativo na última terça-feira, 1, e falou sobre novas contratações:

“Só no meu governo, foram admitidos mais de 10.177 policiais via concurso, nas três carreiras. Mais 3 mil policiais militares ingressarão este ano. Realizaremos, ainda, mais um concurso com vagas para a Polícia Civil”, disse Rui.

Entretanto, embora o governador esteja sempre colocando o concurso em evidência e dando prazos, é preciso avançar nos preparativos. Para que o edital saia naos próximos dias, a Polícia Civil da Bahia ainda precisa anunciar a sua banca organizadora.

Um nome bastante cotado é o da Fundação Vunesp, mas que ainda não foi confirmado publicamente. Sobre prazo, esta não é a primeira vez que o edital é previsto para breve, já que no final de 2021 ele era cogitado para janeiro – o que não aconteceu.

Concurso PC BA tem aval confirmado para 1.000 vagas

Desde o início do segundo semestre de 2021 que o concurso PC BA já teve o seu aval confirmado publicamente pelo governador. A oferta anunciada foi de 1.000 vagas em cargos de nível superior:

  • 800 para agentes;
  • 100 vagas de delegado; e
  • 100 vagas para escrivão;

Rui informou que já concedeu aval para a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) dar início aos preparativos. Isso porque o objetivo é ter edital divulgado ainda em 2021.

“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, disse Rui Costa.
A delegada da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito, também ratificou a informação de que o concurso estaria autorizado. Na ocasião, ela confirmou, inclusive, que o edital sairia naquele semestre, ou seja, até dezembro – o que não aconteceu.

Novo concurso PC BA já tem comissão formada

Em novembro, o concurso PC BA formou a sua comissão organizadora que ficará responsável pela seleção foi formada. O próximo passo agora é escolher a banca. A

A Polícia Civil e a Sead ainda não indicaram um prazo para anunciar a instituição vencedora, ou seja, quem vai organizar a seleção. O concurso anterior ficou sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

A comissão do novo concurso conta com membros de diversos órgãos internos da própria Polícia Civil, incluindo a Acadepol. Veja a composição:

  • Representantes da Academia da Polícia Civil da Bahia – Acadepol (a quem são cometidos os encargos da presidência da comissão)

Titular: Joelma Jezler Franco Palmeira;
Suplente: Marcelo Costa Sansão.

  • Representantes da Corregedoria da Polícia Civil da Bahia – Correpol

Titular: José Fernando Oliveira dos Santos;
Suplente: Jorvane Andrade dos Santos.

  • Representantes do Departamento de Administração,Planejamento e Finanças – Depaf

Titular: Gildécio José de Souza;
Suplente: Bárbara Santos Lima.

  • Representantes do Departamento de Inteligência da Policial – DIP

Titular: Edenir de Macedo Cerqueira;
Suplente: Ana Karina Sampaio Guerra.

  • Representantes do Departamento Médico da Polícia Civil – Demep

Titular: Gessé de Souza Silva;
Suplente: Geraldo José Santana Amaral da Silva.

  • Representantes da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil – COE

Titular: Marcos César da Silva;
Suplente: Isao Matsumoto Júnior.

  • Representantes do Gabinete do Delegado – Geral – GDG

Titular: Ilma Leonor Magarão Paiva;
Suplente: Artur Fernando Guimarães de Jesus Costa.

O que é preciso para concorrer?

Todas as carreiras são de nível superior e oferecem diversos benefícios aos servidores. De acordo com o edital mais recente, as remunerações iniciais variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função.

Recentemente, em outubro, a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, informou que o edital do concurso PC BA está previsto para sair em janeiro de 2022. Mas estão confirmadas 1.000 vagas. Anteriormente, a representante do órgão estimava edital este ano.

Quais serão as etapas?

No último concurso, todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

 Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
 Exames biomédicos, eliminatória;
 Teste de aptidão física, eliminatório;
 Exame psicotécnico, eliminatório;
 Prova de títulos, classificatória;
 Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

Quer ser aprovado em concursos de Polícia Civil?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

POR FOLHA DIRIGIDA


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!