O nome do empresário Josué Gomes ganha força nos bastidores em meio ao impasse na filiação de Geraldo Alckmin
Aliados de Lula e membros do PT estariam trabalhando para emplacar o empresário Josué Gomes, filho de José Alencar, como candidato a vice na chapa com o ex-presidente. A informação é da coluna de Bela Megale do jornal O Globo desta quarta-feira 26.
O nome do empresário teria ganhado força nos bastidores em meio ao impasse na filiação de Geraldo Alckmin. Lula já deixou claro que uma aliança com o ex-governador vai depender do partido escolhido por ele após sua saída do PSDB.
O ex-governador recebeu convites formais para se filiar ao Solidariedade e ao PSB, mas ainda não definiu se vai mesmo para uma das legendas. Há ainda a possibilidade remota de Alckmin integrar o PSD, de Gilberto Kassab.
Por conta deste impasse, a sugestão de Josué Gomes teria começado a movimentar os bastidores do partido. Atualmente, o empresário comanda a Coteminas, o maior grupo têxtil do país, e foi eleito para presidir a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) depois de 17 anos sob comando de Paul Skaf.
A seu favor, evidentemente, pesaria a aliança de sucesso entre Lula e José de Alencar, pai de Josué. O petista não nega que busca um novo vice que tenha perfil semelhante ao de Alencar para formar a chapa em outubro de 2022. Alckmin despontou justamente por representar uma possibilidade de reedição desta aliança.
Assim como Alckmin, para que a composição entre Lula e o empresário avance, ele também deverá escolher um partido disposto a compor uma chapa com o PT. A possibilidade, segundo o jornal, seria o PSD. Kassab, no entanto, estaria resistente. A intenção do dirigente partidário é lançar Rodrigo Pacheco como candidato ou indicar um vice com mais identidade política com o seu partido. A proximidade e boa relação entre Kassab e Lula é o que mantém as conversas em aberto.
POR CARTACAPITAL
FOTO: GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO